Maturidade: O que é, 7 sinais de imaturidade e dicas para melhorar a sua!

Entenda quais são as características de uma pessoa madura, como essas habilidades afetam positivamente as nossas relações sociais, e também, 7 sinais da falta de maturidade

É comum notarmos falta de maturidade em alguém quando vemos um comportamento inapropriado… Mas você saberia explicar quais características realmente definem o que é uma pessoa madura?

Alguma vez você já questionou se suas atitudes em relacionamentos, com família e amigos – e até no trabalho – estão sendo maduras?

Então vem comigo! Nesse post vou abordar as principais dúvidas sobre o tema e também trazer dicas para você se tornar – e agir como – uma pessoa madura.

Você verá:

  • O que é a Maturidade
  • Maturidade Emocional
  • Os Principais Sinais de Maturidade Emocional
  • Maturidade nos Relacionamentos
  • O que é Imaturidade
  • 7 Sinais de Imaturidade
  • Dicas Para Trabalhar a sua

Boa leitura!

O que é a Maturidade?

Uma das definições de maturidade pelo dicionário é “o estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento”. Podemos complementar essa definição com “(…) completo desenvolvimento na fase em que se encontram”.

A maturidade não é algo que deve ser somado ao longo da vida, e então com 60 anos você pode se considerar uma pessoa madura. Pelo contrário, hoje em dia notamos que a maturidade não está ligada à idade.

“(…) maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.”

O Menestrel – William Shakespeare.

Maturidade Emocional

o cérebro e o coração selando a maturidade com aperto de mão

A maturidade pode ser vista como um conjunto de qualidades e habilidades necessárias para lidar com os desafios de uma fase específica da sua vida

Uma criança de 5 anos, por exemplo, pode ser considerada muito madura. No entanto, se comparada com um adulto, essa afirmação não é necessariamente válida.

Por exemplo, um adulto com problemas no trabalho e/ou no casamento irá necessitar de um conjunto mais profundo de habilidades para lidar com essas situações.

Contudo, a habilidade de uma criança em resolver – sozinha e com calma – um conflito de disputa de brinquedos demonstra igual maturidade.

Para uma pessoa ser madura ela necessita ter inteligência (ou maturidade) emocional! Afinal, entender as próprias emoções, objetivos, motivações e valores – além de saber lidar bem com as suas responsabilidades e compromissos -, torna as interações sociais mais saudáveis e maduras.

Sinais de Maturidade Emocional

Agora já sabemos que a maturidade está relacionada ao aprendizado vindo dos desafios passados, com isso, nota-se também que os maiores sinais de maturidade são consequentemente sinais de autoconhecimento e inteligência emocional.

Portanto, separamos abaixo algumas das principais características de pessoas maduras.

Aproveite para analisar cada uma delas – em relação ao seu momento atual de vida – e perceber o quanto você vem praticando e exercitando-as na sua rotina.

#1. Independência

Pessoas maduras não demonstram mais a dependência do outro que temos na infância. A maturidade é seguida pela construção do “Eu”, da sua identidade.

Além disso, com a maturidade reduz-se também a necessidade de validação, opinião e ajuda externa – principalmente a dos pais e/ou parceiro(a).

#2. Responsabilidade

Ser maduro também requer consciência e responsabilidade com a própria rotina e compromissos.

Aqui entra a auto responsabilidade, ou seja, se responsabilizar pelos seus atos, pensamentos, emoções e suas possíveis consequências.

#3. Respeito

Respeito é essencial para se conviver bem em sociedade.

De maneira geral, nada nos impede de viver aquilo que acredita ser o “certo”, mas é necessário respeitar as outras pessoas, as escolhas delas e também suas ideias, crenças e maneiras de agir.

#4. Coragem

Para nos sentirmos conectados conosco, temos que estar de fato alinhados e fazendo o que queremos – seja com amigos, família, no namoro ou trabalho.

Por isso é essencial ter coragem com a própria vida, ir atrás do que é necessário pra ser feliz. Uma pessoa frustrada não vive bem e pode criar o hábito de descontar os seus problemas nas pessoas em volta.

Seja aberto à vida, entenda seus limites e lembre de trabalhar a coragem em conjunto com a vulnerabilidade.

#5. Tolerância e Educação

Assim como o respeito, ser tolerante e educado(a) é um traço da pessoa madura.

Além de vivermos em sociedade, temos grande pluralidade cultural. Isso faz com que existam diferentes opiniões políticas, definições de sucesso, fés e visões de mundo.

Por isso, é necessário ter respeito, tolerância e agir de forma educada com o outro.

Podemos, e devemos, compartilhar nossas próprias ideias, mas é importante ouvir – e falar – sem imposições.

#6. Autocompaixão

Muitos de nós vive hoje em ciclos constantes de cobrança e auto criticismo. Impomos à nós mesmos limites e metas cada vez mais pesadas.

Portanto esse ponto é sobre não se cobrar tanto quando algo não sair como o planejado. É natural falhar e errar. Não estamos aqui para sermos perfeitos a todo momento.

Seja gentil e amorosa(o) consigo, dê a você mesma(o) o benefício da dúvida e lembre-se que fez o seu melhor. Lembre-se que às vezes a lição era só tentar, e não vencer.

#7. Coerência

Seja fiel aos seus pensamentos, atitudes e emoções.

Quando não sabemos quem somos, o que fazemos e o que sentimos tendemos a ser incoerentes nos discursos e ações.

Isso demonstra imaturidade devido a falta de conhecimento e autocontrole.

#8. Capacidade de reflexão

Uma importante característica de maturidade é pensar antes de falar ou agir.

Afinal, saber se posicionar em uma discussão, com argumentos embasados e refletidos – e não apenas falados no calor do momento – é importante para manter as relações saudáveis.

A capacidade de reflexão torna diálogos e discussões mais maduras. Também garante que você esteja alinhado(a) com seus valores e se posicione de forma coerente.

Essa característica nos ajuda a evitar conflitos e impede que você fique ‘remoendo’ alguma coisa mais tarde.

#9. Humildade

Ninguém está livre de cometer erros ao longo da vida, seja em família, no namoro ou alguma falha no trabalho.

Mas são poucas as pessoas que conseguem olhar para a situação com humildade e reconhecer a própria falha, ou respeitar a falha do outro.

Não somos melhores que o vizinho, o carteiro, ou o caixa do supermercado. Ter humildade nos mostra que cada um está fazendo o seu melhor e nos lembra que podemos aprender com os próprios erros.

#10. Gratidão

Uma característica presente em pessoas imaturas é o hábito de reclamar, a constante insatisfação, e pouca ação. Por outro lado, uma pessoa madura é consciente, presente e, principalmente, grata.

“Entre os sentimento nobres que caracterizam o ser psicológico maduro, a gratidão destaca-se como sendo um dos mais relevantes.”

Divaldo Franco (Psicologia da Gratidão)

A gratidão aparece quando entendemos que estamos fazendo o melhor com as ferramentas que temos, que certas coisas não estão sob o nosso controle.

Entender que quando não sai do jeito que queremos está tudo bem também! Ser grato torna as experiências ruins um pouco mais leves e engrandece as boas.


Maturidade nos Relacionamentos

mulher com maturidade e livre

Nos relacionamentos interpessoais – seja amoroso, familiar/amigos ou profissional – as características de maturidade não diferem tanto das habilidade citadas acima.

Contudo, existem alguns pontos de extrema importância que vale abordar sobre: gestão de conflitos e negociação.

Em qualquer relacionamento interpessoal sempre existirá mais de uma pessoa envolvida e, inevitavelmente, existirão conflitos. Portanto, devemos ter sempre em mente que ali estão duas vidas diferentes

São duas criações, dois tipos de valores, duas percepções de mundo com dois passados – muitas vezes – bem diferentes.

Portanto, conflitos são extremamente comuns – e até necessários. São por meio de conflitos que temos oportunidade de crescer e passar pelas situações – às vezes novamente – de forma madura.

Nas discussões, as nossas habilidades de argumentação, coerência e capacidade de reflexão são testadas.

Se um casal está em conflito, por exemplo, é importante que ambas as visões sejam respeitadas e por meio de diálogo – e de uma negociação– o casal encontre um meio termo. 

Assim os dois lados são considerados e a solução envolve os valores de ambos.

Além dos pontos já citados, o autoconhecimento e a inteligência emocional são muito importantes para relações saudáveis – principalmente amorosas. 

A consciência dos próprios limites e auto responsabilidade pelos próprios compromissos são chave para manter a harmonia.


O que é Imaturidade

criança pequena sem maturidade fazendo birra

Antes de tudo, vale lembrar que – assim como qualquer coisa que estamos desenvolvendo na nossa vida -, a maturidade não se alcança do dia para noite.

Muito do comportamento maduro e imaturo é um reflexo do meio em que estamos inseridos, das nossas trocas, da forma como olhamos para os desafios e como agimos perante a eles.

Todo mundo já ouviu falar da tal da “aborrecência”, ou seja, a fase da puberdade onde os hormônios estão a mil – o que torna essa fase um banquete para falarmos de imaturidade.

Isso acontece pois é um momento onde a criança está crescendo e tentando achar seu lugar no mundo – e encontrar esse lugar exige questionar tudo o que foi aprendido até então. 

Consequentemente, poderá causar conflitos com aqueles em torno de si, pois as maneiras dessa busca são impulsivas, emotivas e muitas vezes irracionais – lembrando que até mesmo a fase da adolescência pode ser encarada com maturidade.

Mas o que toda essa fase da puberdade tem a ver com a imaturidade? Muita coisa! Para Gordon Neufeld, psicólogo clínico e do desenvolvimento, “Todos crescemos fisicamente, mas nem todos crescemos emocional e psicologicamente.” 

Ou seja, algumas pessoas só crescem, ao invés de amadurecer, e continuam replicando atitudes imaturas ao longo da vida – como se nunca saíssem dessa adolescência emotiva e irracional.

Não aprender com os erros

Outro sinal da falta de maturidade, é a maneira de lidar com as adversidades. A frequência de eventos, não nos deixa acostumados, mas aprendemos que tudo na vida tem uma solução.

Não aceitar feedbacks

A arte de saber ouvir mais do que apenas escutar. Encarar com naturalidade os conselhos e opiniões que não gostamos muito de ouvir, possuem uma grande influência no nosso processo de amadurecimento.

Terceirizar sua responsabilidade

A estabilidade emocional vem acompanhada da maturidade e ao passo que nos tornamos adultos. Assumir as responsabilidades é um importante passo no desenvolvimento de cada pessoa. 

Dificuldades em lidar com diferentes pontos de vista

Geralmente é mais comum quando somos mais jovens e propensos às oscilações de humor.

Discutir por qualquer coisa

Sabe quando algo acontece e nossa reação emocional é proporcionalmente maior? Isso pode ser um grande sinal de falta de maturidade.

Levar tudo para o lado pessoal

O processo de crescimento por pessoas que levam tudo para o lado pessoal, é visto como dificuldade e se torna impossível ver com clareza as nossas características. Trabalhar a autenticidade é essencial nesses casos.

Demonstrar insegurança constantemente

Nossas preferências pessoais e a descoberta de quem somos pode ser tarefa difícil para muitas pessoas. Por isso, trabalhar o autoconhecimento é a melhor saída.

Ter comportamento arrogante (sabe tudo)

A maneira como interagimos com outras pessoas, acontece desde que somos crianças. E a maturação cerebral nos acompanha com essas experiências ao longo dos anos.  

Fazer chantagem emocional

A falta de maturidade nos leva direto ao encontro de todo e qualquer conflito. Tais conflitos – muitas vezes comuns da vida – podem tornar o clima social insalubre se não os controlamos.

7 Sinais De Imaturidade Emocional

Agora que você já viu habilidades e características de uma pessoas madura é mais fácil entender aonde você se enquadra e quais ações adotar para a sua rotina.

Mas, ter consciência do que são pontos de imaturidade podem te auxiliar à não cometê-los. Uma pessoa que não aprendeu e cresceu com suas experiências acaba se tornando uma pessoa imatura.

A imaturidade pode ser percebida em uma pessoa que não é educada, não pede “por favor”, “obrigada(o)” , “com licença”… Não respeita a opinião alheia!

Podemos notar comportamentos imaturos através de 7 sinais base:

  1. Falta de Educação e Respeito;
  2. Personalidade Reativa – Instabilidade Emocional;
  3. Necessidade de autoafirmação;
  4. Pessoa Mimada – Necessidade de controle;
  5. Dependência; 
  6. Impulsividade;
  7. Platonismo.

Resumidamente, uma pessoa considerada imatura é uma pessoa que tem necessidade de se auto afirmar. Seja colocando o outro para baixo, ou simplesmente vangloriando a si.

É uma pessoa mimada, e que tende a ser reativa e demonstra instabilidade emocional quando as coisas saem do seu controle. Podendo se tornar impulsiva(o) e até mesmo violenta(o).

Alguém que é dependente da ajuda ou opinião alheia, e por vezes ainda tem a presença dos pais nas grandes decisões da vida. É alguém que não consegue lidar com a vida de forma sensata e vive em um certo platonismo sobre seus objetivos e futuro.


Dicas Para Trabalhar a Maturidade

Depois de tanto conteúdo é natural que nos identifiquemos com alguns desses traços, seja de maturidade ou imaturidade. Por isso, lembre-se que todos eles podem ser trabalhados, e que nós não conseguimos ser maduros e serenos 100% do tempo.

Ser maduro é um trabalho interno, feito dia a dia, pouco a pouco. Estar disposto a buscar ferramentas e maneiras de fazer esse trabalho é, por si só, um sinal de maturidade.

Dessa maneira, é igualmente importante reconhecer em qual, ou quais, área(s) você deseja trabalhar a sua maturidade e para quais desafios.

Se você sente que não está lidando bem com os desafios do seu relacionamento, talvez devesse trabalhar os seus limites pessoais, a auto responsabilidade e a negociação.

Por exemplo, para um desafio no trabalho você pode investir em aprender novas soft ou hard skills, encontrar maneiras de aumentar sua produtividade e delegar mais funções.


Compromisso com a mudança

Vimos ao longo desse post que a maturidade não está ligada à idade. Alguns sinais de falta de maturidade podem ir desde aquela instabilidade no humor, até os sérios problemas em interagir com outras pessoas. 

Para exemplificar as pessoas maduras, listamos algumas das suas principais características e aprofundamos o assunto mostrando a maturidade nos relacionamentos.

Pensando no seu processo de aperfeiçoamento e busca pela maturidade, a Protagonize oferece uma incrível Imersão de Autoconhecimento. Está imperdível!

Outra opção ofertada pela Protagonize são as Mentorias de Autoconhecimento Individuais. Nelas, abordamos diversas áreas do autoconhecimento. Algumas delas são:

  1. Seus pontos fortes e fracos;
  2. Seu perfil pessoal, profissional e comportamental;
  3. Como lidar com autossabotagem;
  4. Sua missão de vida e propósito;
  5. Os próximos passos: seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Obrigada pela companhia e até a próxima leitura! 🙂


Janaina Lodi

Curiosa, amante da psicologia, do marketing de conteúdo e sempre buscando formas de ajudar as pessoas. Sendo a Gestora de Conteúdos da Protagonize, tenho a oportunidade de transformar esses conhecimentos e curiosidades em ferramentas de auxílio no desenvolvimento pessoal do outro e também cresço e aprendo junto a cada trabalho.