Como Descobrir sua Expertise?

Você já ouviu falar na “crise de talentos”? É super comum e costuma acontecer por volta dos 25 a 30 anos!

É uma fase onde costumamos comparar-nos com os outros frequentemente, com perguntas como: No que eu sou bom? Qual é minha expertise?

Pensando nisso, nesse post eu vou te explicar sobre o que é expertise e te ajudar a descobrir qual é a sua! Será uma leitura rápida de 5 minutos para explorar sua expertise e seus superpoderes.

Boa leitura!

O 1º Passo: Expertise é Talento!

Sua vida não precisa seguir na direção em que o mundo coloca como padrão: escola, faculdade, estágio, primeiro emprego, pós-graduação, filhos e ser feliz. Não!

Por que seguir o caminho difícil se você pode aproveitar atalhos?

Esse atalho se chama Talento! Por isso, o primeiro passo para descobrir sua expertise é entender que ela está relacionada com aquilo que você naturalmente já faz bem: os seus talentos.

Mas afinal, o que são talentos? De forma prática, eles são aquilo que você realiza com maior facilidade, menor esforço e com uma entrega de boa qualidade. Ou seja, algo que você faz bem mesmo sem nenhum treinamento prévio.

Seu talento não precisa ser algo revolucionário e difícil, pode ser mais simples do que parece.

Um excelente exemplo de como usar o seu talento é o caso do Warren Buffet – um dos maiores empresários e economistas do mundo:

Warren afirma que seu talento, e diferencial entre ele e seus concorrentes, é a sua paciência. Esse traço permite que ele tome as decisões certas no momento certo.

Então como encontrar e desenvolver meus talentos?

Os talentos são formados pelas suas experiências de vida e estão relacionados com a sua formação genética.

Portanto, cada experiência da sua vida resultou em sinapses neurais no seu cérebro, que são como conexões de aprendizagem. Então quanto mais intensas e frequentes são suas experiências, mais fortes são as conexões e as sinapses neurais desenvolvidas.

Em outras palavras, trazendo para a vida real, se você vendia limonada quando criança, negociava materiais com seus colegas de escola, vendia rifas na faculdade e estagiou num time de vendas, é muito provável que um dos seus principais talentos seja o da comunicação e persuasão: vendas!

Além disso, existem também os talentos a partir de características genéticas que passam de geração para geração em sua família, como em uma família de músicos, por exemplo. Por isso que é comum escutamos que “talentos nascem com você” e são intransferíveis.

A verdade é que ele é desenvolvido e estimulado ou “esquecido” ao longo da vida pelas experiências que você vivencia, seja de forma intencional ou não.

Agora que você já entendeu, pergunte-se:

  • Quais são os maiores elogios que eu recebo?
  • Pelo que as pessoas costumam me reconhecer?
  • Por quais motivos as pessoas me pedem ajuda?
  • Quais atividades eu já faço bem, com baixo esforço e com qualidade?
  • Quais são os meus possíveis talentos?

Portanto, para descobrir a sua expertise é preciso entender que ela é a aplicação prática dos seus talentos. A expertise é saber aproveitar as nossas melhores habilidades e competências, transformando-as em entregas, em resultados e em transformações nas pessoas e no mundo.

Se você ainda está com dificuldade para encontrá-la, está na hora de ir para o segundo passo!

Post como descobrir sua expertise - blog da protagonize cursos - mulher desenhando engrenagens

2º Passo: Autoconhecimento como base para a Expertise

Não tem como falar da sua Expertise sem falar de autoconhecimento! Segundo o Fórum Econômico Mundial, as 10 habilidades do futuro são:

  1. Pensamento Crítico;
  2. Criatividade;
  3. Gestão de pessoas;
  4. Coordenação com os outros;
  5. Inteligência emocional;
  6. Julgamento;
  7. tomada de decisão;
  8. Orientação a servir;
  9. Negociação;
  10. Flexibilidade cognitiva.

Repare que pelo menos metade dessas habilidades exige uma base em comum: o autoconhecimento. Com sua expertise não é diferente!

Como o universo do Autoconhecimento é imenso, vou tratar neste post apenas do assunto que nos interessa hoje. Mas, caso queira consultar mais sobre, você pode acessar nosso post que ensina a Exercitar o Autoconhecimento.

Autoconhecimento e Talentos: o Estado de Flow

Autoconhecimento é o processo de investigação sobre si. Dentre as inúmeras áreas desse tema, está a que chamamos de “Estado de Flow” – ou Estado de Fluxo.

O Estado de Flow pode ser traduzido como aquela atividade que te desafia e traz prazer ao mesmo tempo, que faz o tempo “passar voando”.

Ou seja, aquela atividade que você se sente super bem fazendo e que pode durar horas e horas seguidas.

Em termos práticos, o Estado de Flow é atingido quando você aplica uma habilidade sua em um grande desafio. Alguns exemplos são: dançar, cuidar de um ente querido, tocar um instrumento musical, praticar um esporte, etc.

Eu por exemplo, poderia passar horas e horas ajustando planilhas e desenhando fluxogramas. Habilidades que aprimorei durante meus anos de administração e engenharia e que me ajudaram muito profissionalmente!

Mas e você? Pergunte-se:

  • O que faz o tempo passar voando para você?
  • Quais desafios você se sente super bem superando?
  • Que atividade você adoraria realizar por horas e horas sem parar?
  • Quais atividades te levam para o Estado de Flow?

Agora avalie suas respostas e identifique uma conexão com o meio profissional. As atividades que o levam para o Estado de Flow podem estar conectadas com sua expertise.

Se ainda estiver com dificuldade, peça ajuda para pessoas próximas à você! Uma maneira prática para se fazer isso é utilizando uma ferramenta chamada Janela de Johari.

Ela acelera esse processo de autoconhecimento e também te ajuda a obter respostar verdadeiras através de formulários anônimos, por exemplo. Então se você se interessou, tenho um post sobre completo sobre o que é a Janela de Johari e como aplicá-la no processo de autoconhecimento.

Caso não tenha encontrado seu talento ou as atividades que ativam seu Estado de Flow, você precisará do terceiro passo para descobrir sua expertise.

3º Passo: Criatividade como chave para desbloquear sua Expertise

Se chegou até aqui sem ideia alguma de sua expertise, não se preocupe. Pode ser que você ainda não tenha vivenciado experiências suficientes para encontrá-la.

Portanto, para poder dar o próximo passo, recomendo que você estimule sua criatividade. Busque experiências que irão complementar seu repertório atual e construir novas sinapses, novos aprendizados.

Montei uma lista de experiências simples que podem estimular sua criatividade e acelerar sua busca pela expertise. Dessa forma, você poderá descobrir habilidades e talentos que ainda não foram “despertados”.

Lista de experiências:

  • Experimente novas bandas e estilos musicais;
  • Ouça podcasts ou audiolivros;
  • Assista à diferentes tipos de programas de TV, seriados ou documentários;
  • Busque aulas gratuitas e experimentais de dança, yoga, musculação ou esporte;
  • Conheça pessoas novas, seja virtualmente ou presencialmente;
  • Frequente novos ambientes como igrejas, restaurantes, academias ou parques;
  • Mude o trajeto por onde você passa, indo por outras ruas ou linhas de ônibus;
  • Siga perfis de marcas ou influenciadores interessantes;
  • Participe de novos grupos: como emaus, rodas de partilha ou de estudos;
  • Pratique exercício físico, como andar de bicicleta, caminhada ou fazer alongamentos;
  • Faça cursos presenciais ou online de temas pessoais, como autoconhecimento, inteligência emocional, criatividade, pensamento crítico, etc.

Minha última recomendação, como um tiro certeiro no seu maior lado positivo, é a leitura do excelente livro “Descubra seus pontos fortes”, escrito por Donald O. Clifton.

Este livro é bastante renomado e conta com um Teste de Pontos Fortes ótimo ao final!

Observação final: use sua expertise para ajudar o próximo a alcançar a expertise dele! Assim conseguimos construir uma corrente produtiva e de bem!

A Expertise está dentro de Você

Passar por uma fase de desânimo, sem saber o que gosta ou o que você faz bem, é completamente normal. Faz parte do processo de maturação do ser humano.

Caso você esteja sentindo um pouco de insegurança sobre as suas respostas, está tudo bem! Estimule sua criatividade, busque novas experiências e procure desenvolver o autoconhecimento.

Na minha jornada pessoal, poder contar com mentores durante o processo foi essencial para evitar a autossabotagem e a superficialidade durante a minha busca.

Se você também prefere ter auxílio durante a sua jornada, a mentoria individual da Protagonize pode ser o que você estava procurando. As mentorias acontecem de forma personalizada para o seu objetivo pessoal e, claro, com acompanhamento ativo do mentor.

Tenho certeza que assim que você se aprofundar na jornada de autoconhecimento logo encontrará um talento adormecido!  Entre em contato comigo Rafael, fundador e mentor da Protagonize, para tirar todas as suas dúvidas.

Te vejo no próximo post! 🙂


Sobre o Autor

Rafael Freccia
Fundador da Protagonize

Trainer de softskills – Especialista em autoconhecimento, Oratória, Inteligência Emocional e Liderança.

Você pode acompanhar minhas dicas e conteúdos aqui pelo blog ou direto pelo Instagram da Protagonize (@protagonizecursos) ou pelo meu Instagram pessoal (@rafaelfreccia)!

Por fim, você pode dar uma olhada nos cursos clicando aqui!