8 dicas práticas para construir uma autoestima duradoura!

Descubra 8 maneiras rápidas e fáceis de elevar sua autoestima! Aprenda a olhar para dentro de si com compaixão e admiração!

Para muitas pessoas é difícil saber como está a nossa autoestima, o que trabalhar para melhorá-la, e principalmente, como mantê-la alta, não é mesmo?

Afinal, são tantas ferramentas, dicas, cursos e livros que muitas vezes ficamos sem saber por onde começar. 

Hoje, vou te mostrar como algumas mudanças de hábito podem influenciar diretamente na sua autoestima e quais delas você pode (e deve) se apropriar para mantê-la sempre alta.

Boa leitura!

O que é a autoestima?

A autoestima é uma avaliação de si mesmo com base em crenças, valores, emoções pessoais, etc.

Ela também pode ser definida como o conjunto de autoconfiança e auto respeito, e o resultado interno disso tudo pode ser um “valor” negativo ou positivo da autoestima. 

A autoconfiança, por sua vez, é caracterizada pelo quanto você acredita ser capaz de algo. Seja acreditando nas suas competências, habilidades, como também, na sua resiliência e inteligência emocional.

Já o auto respeito está ligado à sua capacidade de acreditar que merece aquilo que está sendo apresentado à você. Ou seja, é o respeito ao seu valor pessoal, ao seu direito de ser feliz.

Além disso, para a psicanálise, a autoestima é definida a partir das experiências passadas e que influencia os comportamentos atuais e também pode determinar as experiências futuras. 

Para Freud – o pai da psicanálise -, autoestima está diretamente relacionada ao desenvolvimento do ego, uma “estima de si”.

Mas afinal, como aumentar a nossa autoestima?

Como vimos, existem várias definições para a autoestima, assim como também existem diversos métodos para mantê-la estável e duradoura.

Para cada nível de insegurança você deve dedicar uma atenção específica. Portanto, vou te mostrar algumas dicas, assim, você possa escolher o caminho que melhor se encaixa com o seu estilo.

Autoestima - Protagonize Cursos - Vaso de planta em crescimento com coração ao lado

DICA 1 – Observe a sua postura!

Um estudos feitos pela Universidade de Harvard mostrou que a postura corporal que mantemos dia a dia é muito importante para a regulação de hormônios.

Nossa postura afeta a tomada de decisões e até a nossa abertura em correr riscos.

Esses cientistas observaram que a angulação da cabeça, a tensão dos músculos do trapézio, e até a angulação da pelve, são fatores que influenciam corpo e mente. 

Contudo, hoje o uso constante de smartphones e computadores faz com que tenhamos uma má postura e fiquemos por muito tempo de cabeça baixa. Algumas características dessa má postura são: 

  • “Pescoço de tartaruga”;
  • ombros caídos;
  • músculos tensos;
  • coluna curvada. 

Nesses casos o corpo age de acordo e ocorre um aumento nos níveis de cortisol (“hormônio do estresse”) e diminuição da testosterona. 

O estímulo constante desse hormônio pode aumentar o estresse e contribuir para a depressão, e consequente afetam a autoestima. 

Portanto, a primeira dica é: não esqueça de checar a sua postura ao longo do dia! Para te ajudar a criar esse hábito separei 4 dicas práticas:

  1. Crie intervalos a cada 45 min durante o período de trabalho ou estudo, e se alongue por alguns segundos ou minutos.
  2. Tente criar o hábito de manter os braços mais elevados quando estiver usando o celular, usar suporte para notebook ou telas ajustáveis. Dessa forma você evita baixar a cabeça e ficar com “pescoço de tartaruga” durante o uso;
  3. Sempre que possível, ajuste a posição de seus ombros após muito tempo em frente ao computador;
  4. Por último, mas não menos importante, incorpore na sua rotina exercícios de alongamento, pilates ou yoga.

DICA 2 – Identifique o que ama e desafie-se!

Uma parte importante para ter uma autoestima forte, equilibrada e estabelecida é entender que ela é construída a partir do desenvolvimento de habilidades e de realizações nas áreas consideradas importantes na sua vida. 

Por exemplo: se você se orgulha em ser esportista e se considera um bom corredor, inscreva-se em corridas e competições! Treine para elas e desenvolva mais ainda essa habilidade que é correr.

Da mesma forma, se você se orgulha de ser um bom cozinheiro, faça mais jantares, teste novos ingredientes e aprenda novas receitas.

Basicamente, para ter uma autoestima alta e contínua você deve se conhecer, conhecer suas paixões, competências e buscar oportunidades ou carreiras que as acentue. 

DICA 3 – Fortaleça sua Inteligência Emocional

Segundo o psicólogo Guy Witch:

“Quando nossa auto-estima é maior, não apenas nos sentimos melhores conosco, como também somos mais resilientes. (…) quando nossa auto-estima é maior, é provável que experimentemos feridas emocionais comuns, como rejeição e falha, como menos dolorosas, e nos recuperamos mais rapidamente.”

Resumindo, Guy mostra que uma parte importante para ter autoestima alta é saber lidar com erros e frustrações. Devemos demonstrar resiliência e inteligência emocional ao enfrentar situações do cotidiano.

Se for do seu interesse, construímos um material super interessante que ensina um pouco mais sobre o que é a inteligência emocional.

DICA 4 – Use afirmações positivas CORRETAMENTE

Usamos afirmações positivas frequentemente para nos motivarmos. Mas afirmações do tipo “Eu vou ter muito sucesso!” ou “Eu sei que eu consigo!” podem na verdade piorar a situação.

Como falamos no início do post, a autoestima é uma avaliação de si com base nos próprios valores, crenças, experiências e etc.

Contudo, uma pessoa que possui baixa autoestima afirmando que “Eu vou ser um sucesso!” contradiz suas próprias crenças limitantes, fazendo-a se sentir como uma fraude.

Portanto, o objetivo é usar as afirmações positivas mas de forma correta. Por exemplo, ao invés de afirmar que “Vou ser um sucesso!” mude para “Vou me esforçar até conseguir o meu sucesso!” ou “Um passo por dia me levará ao sucesso!”.

DICA 5 – Faça atividades físicas

Assim como a postura, o exercício físico está diretamente ligado ao nosso bem-estar. Ele tem um papel importante na liberação e produção hormonal e também na nossa autoestima. 

Realizar entre 20 e 30 min de atividade física ao dia já irá auxiliar na regulação hormonal.

O aumento dos níveis de serotonina, por exemplo, contribui para a regulação do sono, humor, apetite e até funções intelectuais. Além disso, ajuda a aumentar sua disposição, alegria e até mesmo criatividade e resiliência.

Por isso que quando a serotonina é encontrada em baixo nível no organismo a pessoa pode apresentar mau humor, insônia, ansiedade e até mesmo levar à depressão. 

Mas eu não gosto de exercício físico, o que eu faço?

Antes de tudo, precisamos abrir a cabeça sobre esse assunto. É comum entendermos exercício físico como sinônimo de academia, quando na verdade não é bem assim.

Portanto, grave isso: tudo o que te faz tirar seu corpo da inércia e usá-lo por um período de tempo pode ser considerado uma atividade física. Alguns exemplos:

  • Pular corda;
  • Fazer yoga;
  • Nadar;
  • Dançar (zumba, HIT, ballet, samba…);
  • Andar de bicicleta/patins/skate;
  • Surfar;
  • Aquela super faxina na casa;
  • Reformar/Montar um móvel;
  • Correr;
  • Jogar bola (vôlei, tênis, futebol, queimada…);
  • etc…

Acho que deu pra entender né? Deixe a criatividade te levar, veja o que te motiva a se mexer e se joga! Você, sua autoestima e suas companhias vão agradecer essa ‘mexidinha’ de corpo.

DICA 6 – Aceite elogios

Quando se tem baixa autoestima, a resistência à receber elogios é muito comum. Mesmo nos momentos em que mais precisamos é difícil até mesmo acreditar nas palavras boas que estão sendo ditas. 

A autoconfiança é uma parte importante da autoestima, afinal, alguém que acredita não ser capaz está se auto sabotando e com certeza não acreditará nos elogios que recebe.

Por isso, defina como meta aceitar elogios, até mesmo treine as reações que terá ao recebê-los para evitar alguma reação negativa.

Treine as respostas simples para quando o momento chegar como: “Muito obrigada(o)!” ou “É muito gentil da sua parte!”. Ah, também lembre de segurar o impulso de devolver o elogio, foque em receber.

Com o passar do tempo, se tornará algo mais natural e o impulso de negar ou rejeitar elogios desaparecerá – o que é um ótimo sinal de uma autoestima saudável.

DICA 7 – Troque a autocrítica pela autocompaixão 

Você já se percebeu alguma vez consolando um amigo ou familiar?  Provavelmente sim, certo? Nessas situações você tentou culpar ele(a) pelo que aconteceu? Ou falou frases como:

Se você tivesse uma carreira mais estabelecida, talvez fizesse diferença…” ou

“Você faz tudo errado. Ninguém quer conviver com alguém assim!”.

Acredito que não! Mesmo que a pessoa precisasse refletir sobre algo, você mediu as suas palavras. Mas tenho quase certeza que você já falou assim com você mesma(o) em algum momento.

Por isso é muito importante que você troque a autocrítica pela autocompaixão.

Essa coisa chamada empatia que nos faz ajudar os amigos dizendo que “tudo bem estar mal…”, que eles deram o seu melhor – e todo aquele papo motivacional que fazemos – , não costuma aparecer de nós para nós mesmos quando falhamos.

É comum nos julgarmos e maltratarmos pelos erros cometidos. Portanto essa dica é sobre se acolher, ser mais compreensiva(o) com você mesmo, entender que existem dias e dias, e que não podemos dar conta de tudo o tempo todo. 

Pergunte-se o que você falaria para um amigo que estivesse passando pela sua situação e repita para si. Respeite suas limitações, reconheça seus esforços e valorize suas conquistas.

DICA 8 – Afirme seu valor verdadeiro

A baixa autoestima traz um outro grande problema: a falta do auto respeito, que é a consciência sobre o que você merece e sobre o seu valor como ser humano.

Essa última dica consiste em um estudo realizado com o objetivo de ajudar as pessoas a reanimar a sua autoestima após um forte golpe.

“Forte golpe?” Sim! Como uma rejeição amorosa, a promoção que não foi conquistada, uma demissão, etc. Basicamente, coisas que estão ligadas também ao nosso senso de merecimento e ao outro.

Sabe aquele momento após algum desses golpes onde ficamos “sem chão”? É exatamente aí que essa dica deve ser colocada em prática. 

Lembre-se que uma rejeição amorosa ou perder um emprego não invalidam quem você é, e o seu chão continua ali. A dica aqui é listar todas as qualidades que você possui e que são significativas no “contexto do golpe”. 

Se você perdeu aquela promoção, isso não significa que você é uma pessoa incapaz e todas as portas se fecharam. Então liste qualidades que te tornam um(a) ótimo(a) funcionário(a) – “sou ético, responsável, ótimo em resolver conflitos e me dedico constantemente para aprender coisas novas para a minha função.”

Marcou o encontro e levou um fora? Liste qualidades que te tornam um(a) ótimo(a) parceiro(a) – “sou uma pessoa leal, tenho disponibilidade emocional, gosto de dividir experiências com quem eu amo…”

Essas listas ajudam a focar no que é verdadeiro e afirmar seu valor. Ao longo do tempo isso será um hábito e vai ser automático se validar.  Afinal, sua autoestima é sua, e você não deve esperar uma validação externa pelo que você considera bom em si mesmo. 

Ou seja, valorizar a si mesma(o) fará com que você coloque limites nas relações, nas inseguranças e na autossabotagem. 

Comece agora a trabalhar sua autoestima!

Melhorar sua autoestima envolve dedicação, comprometimento, desenvolvimento – e manutenção – de hábitos emocionais saudáveis.

Acreditar que você é capaz e que você merece, te proporciona uma melhor saúde psicológica e um grande retorno emocional.

Portanto, saiba que alcançar uma autoestima alta, com certeza, é um traço que irá expandir todas as áreas da sua vida.

Se você quer continuar nesse mundo da autodescoberta, a Protagonize é sua parceira. Oferecemos imersões de autoconhecimento, assim como mentorias individuais.

As mentorias são encontros particulares no qual um mentor personaliza a experiência de autodescoberta para a sua necessidade e suas dificuldades individuais.

Durante a imersão e mentorias, você descobre os seus pontos fortes e fracos, seu perfil pessoal, profissional e comportamental, entre outros pontos importantes para a sua jornada de autoconhecimento.

Se fizer sentido para você, é só falar com o Rafa, nosso mentor, através do botão do WhatsApp aqui no site ou na nossa aba de contato, ele poderá tirar todas as suas dúvidas!

Contudo, se você ainda busca ir com calma antes de marcar as suas mentorias, te convido a baixar o nosso Guia de Autocuidado. Ele foi feito pensando em como podemos trabalhar o nosso amor próprio e autoestima no dia a dia.

Espero que você goste! Obrigada pela sua companhia, até a próxima leitura! 🙂


Janaina Lodi

Curiosa, amante da psicologia, do marketing de conteúdo e sempre buscando formas de ajudar as pessoas. Sendo a Gestora de Conteúdos da Protagonize, tenho a oportunidade de transformar esses conhecimentos e curiosidades em ferramentas de auxílio no desenvolvimento pessoal do outro e também cresço e aprendo junto a cada trabalho.