7 Formas de encontrar seu IKIGAI

Dicas práticas que irão te mostrar quais caminhos você pode seguir para encontrar seu IKIGAI: “o motivo que te faz acordar todos os dias”

Encontrar seu IKIGAI, o seu “lugar no mundo” ou, de maneira mais simples, o seu propósito de vida, é uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas.

Portanto, nesse artigo vou apresentar 7 formas de você entrar em contato consigo e trilhar o melhor caminho em busca do seu IKIGAI.

Você verá:

  • Conceito de IKIGAI
  • O que pode estar impedindo você de encontrar o seu
  • 7 maneiras para descobrir o seu IKIGAI

Boa leitura!

IKIGAI? É de comer?!

Brincadeiras a parte, o termo Ikigai vem do japonês e é considerado um termo sem tradução literal. 

Segundo Ken Mogi, autor do livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”, o termo surgiu em Okinawa, um conjunto de ilhas no sul do Japão com moradores centenários, e pode ser definido como “razão de viver” ou “o motivo que te faz acordar todos os dias”.

Além disso, Okinawa é também conhecida como “Terra dos Imortais“, inclusive, os moradores dessa ilha afirmam que Ikigai é o segredo deles para a longevidade. Usado como uma ferramenta de reflexão, o Ikigai possui como base 4 perguntas fundamentais:

  1. O que eu amo? 
  2. No que eu sou bom? 
  3. No que eu posso ser pago para realizar?
  4. O que o mundo precisa e eu posso oferecer?
Mandala Ikigai - Protagonize
Mandala Ikigai – Protagonize

O que pode estar impedindo você de encontrar seu IKIGAI?

Autoconhecimento, criatividade e geração de ideias. Três personagens, luneta, âncora e lâmpadas.

Costumamos focar tanto na busca das respostas para o que queremos que algumas vezes não observamos hábitos ou crenças limitantes que podem estar nos sabotando. 

Dessa maneira, trouxemos alguns exemplos de situações que podem estar impedindo você de encontrar seu IKIGAI:

  • Você não acredita ser possível construir uma carreira a partir da sua paixão;
  • Não consegue arriscar deixar seu emprego estável para seguir sua paixão;
  • Você se tornou preso à rotina diária e perdeu de vista o que te faz feliz;
  • Te falaram, quando era novo, que sua paixão não era uma opção de carreira viável;
  • Você está preocupado(a) se é bom -ou boa- o suficiente para ir atrás da sua paixão;
  • Te falaram que agora é “tarde demais” para ir atrás da sua paixão.

Se você notou que algum desses pontos se encaixa com o que está passando, tente tirar um tempo para entender o que te faz sentir assim.

Além disso, tenha em mente que todas as frases citadas têm algo em comum: são crenças que nos convencemos serem reais.

Seja a opinião externa, ou limitações que nos impomos, para encontrar o seu caminho e viver uma vida com satisfação é preciso ter em mente que ela é só sua. Portanto, só você sabe como e quando vivê-la. 

Se antes de continuar você preferir se aprofundar com mais calma no conceito, temos um post só sobre o uso do Ikigai na missão e propósito de vida e também como construir a sua própria mandala Ikigai. Agora sem mais enrolação:

7 maneiras para encontrar seu IKIGAI

1 – Leia além dos portais de notícias e redes sociais

O autoconhecimento é um campo crescente e, como você já deve saber, as ferramentas para essa jornada são das mais diversas. 

Por isso, a boa e velha leitura é a primeira ferramenta da nossa lista! Separamos algumas livros que te ajudarão nesse caminho de autodescoberta:

  1. Vivendo de Propósito Arnaldo Neto.
  2. Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, por Ken Mogi.
  3. Sapiens: Uma breve História da humanidadeYuval Noah Harari.
  4. Em busca de sentidoViktor E. Frankl.
  5. Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz, por Hector Garcia e Francesc Miralles.
  6. O Poder do Agora, por Eckhart Tolle.
  7. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, por Stephen R. Covey.
  8. Trabalhe 4 horas por semanaTimothy Ferriss.
  9. O Milagre do Amanhã, por Hal Elrod.
Livros de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal ("Trabalhe 4 Horas por Semana", "Em Busca de Sentido" e "Sapiens: Uma breve história da humanidade").
Livros de Autoconhecimento e Desenvolvimento Pessoal (“Trabalhe 4 Horas por Semana”, “Em Busca de Sentido” e “Sapiens: Uma breve história da humanidade”).

2. Pratique o autoconhecimento

Se você chegou nesse post, não deve ser surpresa que o autoconhecimento anda de mãos dadas com o Ikigai.

Hoje, o processo de autodescoberta e autoconhecimento é uma das formas mais faladas para nos auxiliar a superar desafios pessoais, crescer profissionalmente ou lidar com conflitos internos e complexos.

Afinal, autoconhecimento é uma questão de saúde e liberdade.

Portanto, manter o hábito de se questionar e utilizar qualquer ferramenta que melhore a nossa qualidade de vida, estará ligada com o autoconhecimento.

Através do autoconhecimento, as respostas para aquelas 4 perguntas base do IKIGAI se tornam mais claras e fiéis com o que realmente te faz feliz e que você deseja tirar dessa experiência única que é a vida.

3. Responda às 4 perguntas do ikigai

Um tema profundo exige dedicação, portanto, separe um tempo de qualidade para responder às suas perguntas do Ikigai. Essa ferramenta trata do seu propósito de vida, por esse motivo, não a faça de qualquer maneira. 

Portanto procure um lugar tranquilo, em um dia sem preocupações, e que você não precise limitar o tempo da atividade. Papel e caneta são suficientes, mas se preferir, você também pode usar seu notebook ou o bloco de notas do seu celular.

Após responder as 4 perguntas, separe outro momento e “revise” essas respostas, ajustando o que achar necessário.

Acima de tudo, lembre-se de olhar sem julgamentos para as suas respostas e para os possíveis novos caminhos que surgirem no processo.

Geralmente essas respostas virão de algum lugar despreocupado e até do seu inconsciente, portanto resista à vontade de se julgar ou se reprimir. Saiba diminuir o auto criticismo, filtrar as opiniões externas e acreditar nas suas crenças para a sua vida.

4. Analise profissionais bem sucedidos que apresentam um estilo de vida que você gostaria 

O Ikigai é uma ferramenta que te faz refletir e também reúne seus valores, talentos, crenças limitantes, princípios e desejos.

Por isso pode ser desafiador encontrá-lo, mas você pode aproveitar um caminho diferente para entender qual é o seu: inspirar-se em referências que possuem valores e princípios alinhados aos seus. 

É comum encontrarmos famosos, artistas, cantores ou até influencers com os quais tenhamos fortes ligações e podemos usar como espelho.

Então preste atenção em quais figuras estão atraindo o seu olhar e introduza no seu dia a dia influências que acredita serem positivas para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal.

5. Apoio profissional – mentoria

Apesar das respostas do Ikigai “estarem dentro de nós”, trilhar esse caminho é desafiador e, algumas vezes, doloroso. Por essa razão, contar com o apoio de profissionais durante esse processo faz toda a diferença.

Uma dessas formas de apoio é a mentoria, afinal, contar com um(a) mentor(a), te ajuda a ver as coisas de fora e alcança as respostas com maior profundidade e rapidez.

Além disso, os mentores são especialistas no assunto e também já vivenciaram essa jornada.

A Protagonize oferece o trabalho de mentoria individual e o Rafa, nosso fundador, é o principal mentor de autoconhecimento da equipe.

Aqui, o nosso processo de mentoria consiste em encontros onde você trabalha os principais temas do processo de autodescoberta; seus pontos fortes e fracos; sua personalidade e muito mais, por exemplo:

  • temas sobre sua missão de vida;
  • seus objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • crenças limitantes;
  • sabotadores;
  • etc.

Tanto nos cursos quanto em mentorias individuais, aplicamos mais de 10 ferramentas de autoconhecimento e certificamos que você sairá completamente diferente do que quando iniciou.

6. Imersões de Autoconhecimento

Além de mentorias e outros apoios profissionais, também existe um vasto campo de cursos, imersões e workshops na área de autoconhecimento, e que podem te ajudar a encontrar seu IKIGAI.

Um curso de autoconhecimento, por exemplo, é uma forma de acelerar o processo de se conhecer e é um excelente ponto de partida para tomar decisões importantes.

Durante cursos como esse, você aprende muito sobre o tema mais importante da sua vida: você mesma(o)!

Na Protagonize, as imersões de autoconhecimento costumam durar de 1 a 2 dias e são bastante profundas, dinâmicas e, por si só, transformadoras.

Quando você chega a uma imersão, é comum estar com muitas dúvidas sobre sua vida e poucas respostas claras.

Mas, quando o dia se encerra, o nível de clareza e seu nível de consciência sobre si atinge outro patamar.

Esse é um processo único, individual, diferente para cada pessoa. Por isso ao final, novas perguntas surgem e você atinge maior segurança na tomada de decisões.

7. Coloque os planos em ação.

Minha última dica para te ajudar a encontrar seu IKIGAI é: pratique

Não adianta ficar só na reflexão, por isso vale muito a pena colocar todos os insights e dúvidas no papel e começar esse processo.

Pensando nisso, a Protagonize criou um espaço com materiais gratuitos para auxílio do desenvolvimento pessoal. Eles podem te ajudar na jornada pessoal e também a obter as respostas que faltam para encontrar seu Ikigai.

Por isso, já separei para você um modelo grátis da Mandala Ikigai para você fazer download e aproveitar essa ferramenta enquanto o post está fresquinho na sua cabeça.

Mas se você estiver interessado(o) em temas além do autoconhecimento, nosso blog está repleto de diversos conteúdos como esse.

Obrigada pela companhia e até a próxima leitura! 🙂

Além de encontrar seu IKIGAI, entenda:

As 10 regras do Ikigai” – por Hector Garcia and Francesc Miralles

  1. Se mantenha ativo e não se aposente.
  2. Deixe a urgência para trás e adote um ritmo de vida mais lento.
  3. Só coma até estar 80%  cheio.
  4. Cerque-se de bons amigos.
  5. Fique em forma com exercícios leves e diários.
  6. Sorria e reconheça as pessoas ao seu redor.
  7. Reconecte-se com a natureza.
  8. Agradeça por tudo o que ilumina o nosso dia e nos faz sentir vivos.
  9. Viva o momento.
  10. Siga seu ikigai.

Esse compilado de regras foi feito pelos escritores – e artistas – Hector Garcia e Francesc Miralles, em seu livro “Ikigai – Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”. Temos um artigo com o resumo do livro para você clicando aqui.

Além disso, lembre-se que o autoconhecimento é um processo longo e contínuo, consequentemente, ao sair deste post, é necessário aplicar as dicas e dar a si mesma(o) um tempo para ‘digerir’ os aprendizados!

Leia livros, faça cursos e descubra ferramentas que se ajustam com sua visão de mundo (meditação, yoga, escrita, etc). Ou seja, trilhe esse caminho constantemente, com curiosidade e mente aberta!


Janaina Lodi

Curiosa, amante da psicologia, do marketing de conteúdo e sempre buscando formas de ajudar as pessoas. Sendo a Gestora de Conteúdos da Protagonize, tenho a oportunidade de transformar esses conhecimentos e curiosidades em ferramentas de auxílio no desenvolvimento pessoal do outro e também cresço e aprendo junto a cada trabalho.