Inteligência Emocional – Tudo que você precisa saber

Descubra o que é Inteligência Emocional e de que maneira ela pode auxiliar você a obter sucesso em todas as áreas da sua vida

Se você pudesse escolher, seria uma pessoa descontrolada? Não né?! O lado emocional do cérebro funciona mais rápido que o racional, por isso perdemos o controle! Com Inteligência Emocional você obtém o equilíbrio!

Entendemos a necessidade da Inteligência Emocional quando percebemos que nos deixamos levar por sentimentos e não conseguimos controlar nossas reações.

Neste artigo eu vou te contar o que é a Inteligência Emocional, como ela auxilia no seu desenvolvimento pessoal/emocional e quais são as ferramentas que ajudam neste processo.

Boa Leitura!

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é o conjunto de competências para lidar com as emoções. Diz respeito a como e quanto somos capazes de perceber, processar, compreender e gerenciar nossas emoções.

Charles Darwin (séc. XIX) foi a primeira pessoa a falar sobre a Inteligência Emocional. Ele defendia que manifestar as emoções é importante para a subsistência e acomodação em um contexto.

Na década de 90, a dupla de psicólogos Salovey e Mayer trouxe outra definição sobre a Inteligência Emocional. Por fim, o tema foi difundido mundialmente por Daniel Goleman, o autor mais conhecido e renomado no tema.

A Visão dos Especialistas

Os psicólogos Salovey e Mayer explicam que a Inteligência Emocional é “a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros”.

Para eles, a IE está ligada à quatro domínios básicos:

  1. Percepção das emoções – a exatidão que você identifica suas emoções;
  2. Raciocínio por meio das emoções – a maneira que você utiliza suas emoções para facilitar o raciocínio;
  3. Entendimento das emoções – perceber e coletar informações sobre suas emoções não evidentes;
  4. Gerenciamento das emoções – ter a competência para lidar com os próprios sentimentos.

Em 1995, Daniel Goleman popularizou o conceito de Inteligência Emocional pelo mundo. Goleman lançou o livro “Inteligência Emocional” e levantou o embate entre o Q.I (quociente de inteligência) e o Q.E (quociente emocional).

Capa do livro Inteligência emocional - A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente - do autor Daniel Goleman

O livro explica a Inteligência Emocional como “a capacidade que o Ser Humano adquire de controlar as suas próprias emoções”.

Para Goleman,  controlar as emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de qualquer pessoa. Além disso, o autor explica que a Inteligência Emocional é o conjunto de competências e habilidades fundamentadas em 5 pilares:

  • Autoconsciência – capacidade de reconhecer as próprias emoções;
  • Autorregulação – capacidade de lidar com as próprias emoções;
  • Automotivação – capacidade de se motivar e de se manter motivado;
  • Empatia – capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros;
  • Habilidades sociais – conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Benefícios da Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional proporciona aumento da auto estima, da autoconfiança, do bem estar, do equilíbrio emocional e da resiliência ao enfrentar problemas.

Além disso, um estudo publicado pela Universidade de Toronto mostrou que pessoas com maior grau de Inteligência Emocional têm maior propensão a pensarem no bem social diante um dilema.

Pensando no ambiente de trabalho, a capacidade do profissional de manter o equilíbrio e saúde da mente resulta numa melhor qualidade de vida e sensação de bem-estar.

O equilíbrio emocional também está diretamente vinculado a melhoria do desempenho e da resiliência para a resolução de conflitos, o que aumenta a chance de se alcançar sucesso profissional.

Desenvolver a Inteligência Emocional também auxilia na formação de líderes mais qualificados, já que estes têm suas habilidades de relacionamento interpessoal desenvolvidas, facilitando seus relacionamentos com liderados e clientes.

Durante conflitos (quando agimos no calor da emoção), o lado racional do cérebro leva um tempo para processar as informações. Por isso, saber administrar os sentimentos evita reações negativas sobre questões simples de serem resolvidas. 

Inteligência Emocional e a sua conexão com o Autoconhecimento

A Inteligência Emocional está intimamente conectada com o universo do autoconhecimento. Podemos considerar que a inteligência emocional está pautada em quatro objetivos:

  • Perceber suas emoções e a dos outros;
  • Raciocinar a partir das emoções (também suas e dos outros);
  • Entender o significado das emoções;
  • Gerenciar as emoções.

Estes objetivos se conectam com o universo do autoconhecimento de diversas formas. Por exemplo:

1 – Emoções

Interpretar de maneira correta as próprias emoções e como elas impactam no seu comportamento é um exercício de autoconhecimento. Por isso, desenvolver o autoconhecimento é o primeiro passo para evoluir sua IE.

2 – Vulnerabilidade

Outro ponto de conexão é a vulnerabilidade. Ser vulnerável significa aceitar as emoções e sentimentos que surgem no seu consciente e inconsciente.

Pessoas que reconhecem seus erros, falam de momentos tristes e manifestam suas emoções têm maior consciência sobre si mesmas. Como consequência, conseguem criar conexões mais profundas com outras pessoas, através da empatia.

3 – Empatia

O autoconhecimento contribui para o universo da empatia pois facilita a criação de conexões com níveis mais altos de profundidade.

Ao desenvolver empatia, sua capacidade de enxergar a situação pela perspectiva dos outros aumenta. Isto é uma grande chave para a conexão significativa entre as pessoas.

4 – Sabotadores

Outro elo entre o Autoconhecimento e a Inteligência Emocional é a Autossabotagem. Para nos protegermos, criamos comportamentos que resolvem a situação atual, mas agem contra o que é melhor para nós em longo prazo. 

Todos nós, quando crianças, criamos mecanismos de defesa que nos ajudaram a lidar com problemas ou situações da nossa vida. Em longo prazo, eles se tornam sabotadores (foco no alívio imediato e não no saudável para o futuro).

Mel Robbins, famosa advogada formada pela Ivy League, explica neste vídeo que para sair da zona de conforto e de padrões negativos, você pode utilizar a regra dos 5 segundos. Vale dar uma olhada!

Como desenvolver a Inteligência Emocional

Com as ferramentas certas você pode desenvolver ou aprimorar sua Inteligência Emocional. Nosso ponto de partida é a ferramenta ”P.F.A.T.”

Ferramenta de inteligência emocional PFAT - Physical, feeling, appear e thinking

A Ferramenta P.F.A.T.

O método P.F.A.T. estimula a tomada de consciência sobre as reações do seu corpo e sua mente em momentos de desequilíbrio emocional.

Aqui embaixo eu trago uma forma de aplicá-lo em 6 passos, mas você pode adaptá-la ao contexto que precisar.

Para começar, lembre-se de uma situação onde você passou por um desequilíbrio emocional, autossabotagem ou alta carga emocional.

Lembrou? Pode ser uma discussão com um amigo, uma “DR”, uma briga com seu irmão ou irmã.

Com a situação já em mente, comece imaginando-se novamente nessa situação, como se estivesse vivenciando-a novamente, e siga os seguintes passos:

  1. Admita e encare o desequilíbrio, crie autorresponsabilidade e reconheça que é normal e acontece com você também;
  2. Identifique e anote quais sensações físicas seu corpo sente no momento do desequilíbrio emocional;
  3. Conecte as sensações físicas às emoções e sentimentos, anotando-as;
  4. Identifique que comportamentos e atitudes decorrem do desequilíbrio;
  5. Pense e anote os resultados que esses comportamentos trazem, ou seja, o que acontece, afinal, quando você toma atitudes e reage num momento de desequilíbrio;
  6. Por fim, construa possíveis soluções, planos de ação ou alternativas para colocar em prática quando você vivenciar o desequilíbrio novamente no futuro.

Com esse preparo, você irá tomar consciência do impacto real que acontece em momentos em que você está em desequilíbrio.

Nós já apresentamos aqui no blog, outros 5 exercícios que você pode fazer para desenvolver ainda mais sua Inteligência Emocional. Vale conferir!

A mudança de Mindset

Um caminho rápido para começar a exercitar sua inteligência emocional é a mudança de mentalidade (mindset) para uma mentalidade de pessoas de sucesso.

José Carlos Polozi, especialista no tema, afirma que pessoas que reforçam conscientemente para si mesmas uma mentalidade positiva, tendem a atingir resultados mais consistentes em direção ao sucesso.

Esse conceito faz parte do universo da Programação Neurolinguística. Esta ciência comprovou que você pode conscientemente direcionar seus pensamentos e comportamentos de forma que ocorram mudanças químicas no seu cérebro.

Polozi propõe um exercício de repetir 7 frases-chave que representam o mindset de pessoas de sucesso:

  1. “Sou inteligente e busco ajuda”;
  2. “Tenho dinheiro para crescer”;
  3. “Invisto em conhecimento”;
  4. “Honro meus compromissos”;
  5. “Tomo decisões na hora”;
  6. “Tenho resultados”;
  7. “Otimizo meu tempo”.

Ao reforçar cada mensagem continuamente todos os dias (durante semanas ou até meses), você naturalmente, e quimicamente, sente-se mais confiante e passa a obter melhores resultados, por conta do aumento da auto-responsabilidade.

Como consequência, aprimora sua Inteligência Emocional e aumenta suas chances de atingir sucesso.

A melhor hora para começar é o Agora

Desenvolver sua Inteligência Emocional é tão importante quanto ter um alto Q.I. Algumas formas de praticá-la são::

  • Exercitar sua empatia;
  • Exercitar a auto-responsabilidade;
  • Reconhecer se você é mais racional ou emocional (e parar de agir no modo automático);
  • Reconhecer seus limites;
  • Priorizar seu bem-estar;
  • Aplicar ferramentas como o P.F.A.T.;

Dentre os benefícios da Inteligência Emocional, estão: aumento da autoestima e resiliência, pensamento voltado para o bem social, melhora nos relacionamentos interpessoais, evita comportamentos negativos, facilita conexões mais profundas e estimula um pensamento tolerante e compreensivo.

Inteligência Emocional é uma competência necessária para todos diante do mundo volátil, incerto e complexo em que vivemos.

Gostou deste post? Você encontra mais conteúdos sobre Inteligência Emocional e Autoconhecimento no nosso blog.


Laleska Antonechen

Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Na Protagonize, sou criadora de conteúdo! Além de aprender enquanto crio, me sinto feliz em compartilhar conhecimento com você que busca evoluir <3