AUTOCONHECIMENTO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

Um guia sobre autoconhecimento para o sucesso pessoal e profissional com ferramentas e exercícios para começar agora

Você já deve ter passado por uma daquelas “crises de identidade” e se perguntado se está feliz com sua vida. Isso acontece pois não exercitamos o autoconhecimento! Vivemos “no automático”, sem a real consciência das escolhas pessoais e profissionais que fazemos.

O autoconhecimento é a chave para alcançar esse grau de consciência que nos permite tomar decisões que realmente nos satisfazem.

Pensando nisso, falaremos sobre um conceito essencial  para seu amadurecimento: o Autoconhecimento. Entender quem você é e quais são suas preferências vai aumentar sua auto estima  e motivá-lo a buscar o que realmente importa para você!

Nesse artigo, você aprenderá o que é autoconhecimento e como ele impacta sua vida, além de encontrar ferramentas e práticas para começar a desenvolver o conhecimento de si mesmo de imediato!

Boa leitura!

O que significa Autoconhecimento?

Autoconhecimento é ter conhecimento de si mesmo, ou seja, ter clareza sobre sua existência, seu propósito, sua forma de pensar e se relacionar. Ao praticá-lo, você se torna capaz de identificar seus padrões de pensamentos, suas características e o que o faz feliz.

Olhar para dentro de si mesmo é um processo intenso, mas de grande valor, pois quanto mais você entende sobre suas características, mais próximo você está de dar grandes passos em direção ao seu propósito, ou seja, ao  sucesso pessoal e profissional.

Saiba que a jornada do autoconhecimento é um processo contínuo. Portanto, durante a sua trajetória de vida, é importante que você se aprofunde e reforce o autoconhecimento periodicamente, pois a cada momento de vida, novas perguntas devem ser respondidas para que você evolua e enfrente seus desafios internos.

A importância do Autoconhecimento

Quando lhe perguntam “Quem é você?” o que você responde? Provavelmente você  responde seu nome, sua idade, sua formação ou seu trabalho. Mas e o que te faz ser único? Qual é a sua história? O que te motiva? E qual é o seu propósito?

Descobrir as respostas para essas perguntas pode parecer difícil no começo e exercitar o autoconhecimento é a principal forma de alcançá-las. Quando você entende o que faz sentido para você, passa a enxergar o mundo com mais clareza e tomar decisões seguras, assumir riscos e evoluir.

Só é possível evoluir quando você supera suas limitações! Para superá-las, você precisa conhecê-las e se colocar em movimento, isto é, praticar o autoconhecimento até que as mudanças façam parte de você. Se autoconhecer permite que você descubra quais são seus pontos positivos e quais são seus pontos negativos.

Além das fraquezas, com a prática do autoconhecimento, você passa a entender e utilizar suas habilidades positivas de forma mais inteligente. Enfrenta desafios que surgem ao longo da sua trajetória com um maior grau de confiança e consciência de seu potencial.

COMO EXERCITAR O AUTOCONHECIMENTO

Você pode começar a identificar suas principais características, tanto positivas quanto negativas, de forma rápida e simples.

Exercício 1 – Forças e Fraquezas

Pegue uma folha de papel em branco e faça duas colunas. De um lado, escreva as coisas em que você é realmente bom (pense em atividades ou ações em que você se destaca e/ou recebe elogios);

Do outro lado, escreva as coisas que você precisa melhorar (pense em ações ou atividades que você recebeu um feedback de que precisa aprimorar ou competências que atrapalham sua performance);

Para os pontos fortes, pense em como cada um deles pode impulsioná-lo em sua vida pessoal e/ou profissional e anote ao lado. Dessa forma você conseguirá visualizar como aproveitar muito mais as oportunidades de aprendizado e crescimento que surgem no seu dia a dia.

Quanto aos pontos negativos, pense em estratégias para melhorar essas características e anote ao lado. Vale lembrar que não é necessário aprimorar todos os seus pontos negativos de uma só vez!

Para esclarecer o processo de melhoria, vamos apresentar um exemplo. Supondo que você tenha o hábito de procrastinar, quando precisa entregar tarefas do trabalho ou da faculdade, você pode realizar as seguintes estratégias:

  • Elaborar uma lista de tarefas diárias;
  • Identificar qual tarefa é prioridade no seu dia;
  • Definir prazos e até recompensas por cada tarefa;
  • Afastar  tudo o que lhe distrai (redes sociais, colegas inconvenientes, notificações, etc.);
  • Realizara tarefa;

Com um plano de ação claro, incluindo prazos e até recompensas, você naturalmente se compromete a realizá-las. Repita o processo durante algumas semanas e ele acabará se tornando rotina, reduzindo ou até eliminando o hábito da procrastinação.

Por onde começo meu desenvolvimento pessoal?

Conhecer a si mesmo não é acontece da noite para o dia. Você precisa praticar e se dedicar a isso. Selecionamos algumas perguntas, ferramentas e testes que podem auxiliar esse processo. 

Exercício 2 – Perguntas poderosas

Existem várias perguntas poderosas que você pode fazer a si mesmo para exercitar o autoconhecimento. Nós selecionamos algumas para começar. Pegue um papel em branco e uma caneta e responda às questões com honestidade e tranquilidade:

  • Quando você pensa na sua personalidade, qual é a primeira palavra que vem a mente?
  • Quais são seus valores?
  • Quais são os seus feitos que te tornam único?
  • O que te faz feliz?

Lembre-se de que não existe resposta certa ou errada nesse momento, principalmente porque estamos em constante mudança e o autoconhecimento nos ajuda a refletir, permitindo aprendizado.

Outra opção interessante é chamar pessoas próximas a você para participar do seu processo de autoconhecimento, pois dessa maneira você pode saber qual é a visão das pessoas sobre você. Pense em 10 pessoas que você valoriza e encaminhe para eles a seguinte mensagem:

Oi, tudo bem? Estou iniciando um projeto de autoconhecimento e gostaria de ouvir a opinião de pessoas que valorizo! Você poderia responder 3 perguntas?

  • Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando pensa em mim?
  • Quais são meus pontos fortes?
  • Quais são meus pontos fracos?”

É um exercício simples, porém muito impactante! Você encontrará diferentes percepções de pessoas muito próximas. Muitas vezes, percebemos que nossa personalidade muda de acordo com o ambiente ou companhias que estão ao nosso redor. Entender essa mudança é essencial para adquirir inteligência emocional.

Exercício 3 – Roda da Vida

Uma ferramenta simples, porém muito eficiente é a Roda da Vida. Com ela é possível ter uma visão geral do grau de satisfação e felicidade em cada pilar da sua vida hoje, além de identificar onde estão os maiores problemas e pensar em planos para o futuro. 

Para facilitar, nós elaboramos um modelo da  Roda da Vida  disponível para download. 

Porém, se você deseja montar a sua própria Roda da Vida, vamos ao passo a passo:

1º Passo – Desenhar a Roda da vida

Pegue uma folha em branco, faça um círculo e divida-o em até 12 partes, como na imagem:

Autoconhecimento-Roda da Vida

Roda da Vida

2º Passo – Preencher com as categorias da sua vida

Selecione as que você considera importante. Eu recomendo os seguintes pilares:  

  1. Desenvolvimento intelectual;
  2. Saúde e energia;
  3. Equilíbrio emocional;
  4. Recursos financeiros;
  5. Contribuição social;
  6. Realização e propósito;
  7. Hobbies e diversão;
  8. Plenitude e felicidade;
  9. Espiritualidade;
  10. Vida social;
  11. Relacionamento amoroso;
  12. Família..

Após a categorização da sua ferramenta, marque de 1 a 10, sendo 1 o centro e 10 a parte externa, como na imagem:

Autoconhecimento-Roda da vida completa

Roda da vida completa

3º Passo – Pontuação

Para preencher, pense sobre o que cada categoria da roda representa para você e o quão feliz você está com ela. Marque um ponto na altura do número que corresponde ao quão satisfeito você está com essa área da sua vida..

Por exemplo, na categoria Hobbies e Diversão, pergunte-se “Eu estou feliz  com o tempo que eu gasto com meu lazer? É suficiente para o que eu preciso para me sentir bem?”, “eu aproveito os momentos de diversão com qualidade?”. Se estou realmente muito satisfeito, minha nota será próxima ou igual a 10.

Ao terminar de pontuar cada uma, ligue os pontos. O desenho final obtido é um panorama geral do momento que você está vivendo. A imagem a seguir representa um exemplo preenchido:

Autoconhecimento-Roda da vida preenchida

Roda da vida preenchida

4º Passo – Reflexão

É normal que a Roda da Vida não esteja em perfeito equilíbrio, pois é bastante difícil manter todas as esferas da nossa vida em sintonia. Por isso, não se preocupe!

Em seguida, selecione duas ou três categorias da vida você gostaria de desenvolver. Não necessariamente devem ser as de menor pontuação, pois elas podem não ter valor para você ou para esse momento da sua vida.

Por fim, trace 3 metas simples e objetivas para cada uma das categorias e defina uma data para realizá-las.

 Por exemplo, selecionei “Saúde e Energia”, que estava nota 7. Minhas 3 metas serão:

  • Fazer um chek-up médico até o final do mês;
  • Ir na academia 2x na semana, começando a partir da próxima segunda-feira;
  • Dormir 8h por noite, começando a partir de hoje

A Roda da Vida é uma ferramenta poderosa de autoconsciência. Para ir em direção ao que lhe faz feliz, você precisa primeiro se entender melhor.

Repare que ao passo que você atinge suas metas, sua roda da vida passa a mudar. As notas das categorias selecionadas passam a melhorar e outras passam a necessitar de maior atenção.

Recomendo que você repita o processo sempre que mudanças relevantes aconteçam na sua vida, tanto negativas quanto positivas. Assim, você se mantém em direção ao equilíbrio e exercita o autoconhecimento e a autoconsciência com frequência.

Autoconhecimento melhora o Relacionamento Interpessoal

Além dos benefícios de evolução pessoal, esse processo também trará melhorias para as suas relações sociais. 

Conhecer a si mesmo faz com que você desenvolva sua inteligência emocional (você encontra mais sobre esse assunto clicando aqui), ou seja, você se torna capaz de identificar seus sentimentos e os dos outros e de controlar melhor suas emoções. Nesse sentido, vamos de encontro com a Empatia.

Empatia está diretamente ligada ao autoconhecimento, pois é a capacidade de colocar-se no lugar do outro. Só conseguimos compreender o outro e seus sentimentos quando temos ciência dos nossos sentimentos primeiro. Ou seja, quanto maior nossa consciência sobre os nossos sentimentos mais fácil será para entender a emoção do outro

O impacto positivo da prática da empatia reflete tanto em quem pratica essa habilidade sócio emocional quanto em quem é alvo dela. Para quem cultiva a empatia, o sentimento de bem-estar aparece imediatamente e para quem está na mira da pessoa empática, a sensação é de acolhimento, e não de julgamento. 

Exercício 4 – Pratique a Empatia

Porém, como você percebeu, ter empatia pelo outro não é uma tarefa fácil. Então, selecionei 4 dicas para colocar em prática essa habilidade tão valiosa:

  1. Ouça o que o outro tem a dizer – ouvir o que o outro tem a dizer faz com que ele se sinta seguro e, consequentemente, dará abertura para que ele mostre a sua realidade por inteiro. Chamamos este conceito de “Escuta Ativa”;
  2. Sem Julgamentos – deixe de lado os preconceitos e julgamentos. Ouvir as angústias do outro de sem levar em conta suas próprias experiências, faz com que você entenda como ele age e porque age;
  3. Não compare – cada pessoa é diferente da outra, não faça comparações com outros casos. Cada um possui uma carga emocional e ao fazer a comparação, podemos acabar diminuindos a situação do outro;
  4. Converse com pessoas diferentes – expanda seus horizontes. Ao conversar com diversas pessoas vemos vários pontos de vista e vivências, expandindo a nossa própria forma de enxergar. 

AUTOCONHECIMENTO LEVA AO SUCESSO PROFISSIONAL

Isso mesmo! O autoconhecimento pode ajudar também na sua carreira profissional! Ter autoconhecimento é a chave para o sucesso e bem-estar no trabalho. O primeiro ponto para esse processo é a identificação dos seus pontos fracos e fortes, falamos sobre isso no início do artigo, está lembrado?

A partir dessas percepções sobre si mesmo, é possível identificar competências e habilidades que te o auxiliarão a ser mais seguro nas tomadas de decisões ou diálogos e, consequentemente, seus resultados serão maiores.

Além disso, o processo de autodesenvolvimento torna a sua jornada de objetivos mais clara e precisa, porque ao saber quais são suas preferências, suas competências e seus pontos fortes, você é capaz de definir objetivos claros e traçar metas eficientes.

Temos um artigo no blog que fala especificamente sobre como definir um caminho adequado de metas e objetivos, você pode ler clicando aqui

AUTOSSABOTAGEM

É importante dizer que o autoconhecimento também tem relação com os seus sabotadores.

autoconhecimento-sabotadores

Sabotadores são os comportamentos que o desviam de seu foco e prejudicam suas atividades diárias no trabalho, em casa ou nos estudos. Os sabotadores surgem como mecanismos de defesa que são ativados quando estamos prestes a passar por uma situação indesejada.

Quando agimos em desacordo com o comportamento ideal para uma determinada situação,  podemos estar reagindo a um medo ou insegurança e nos auto sabotando.. Deixamos que nossos mecanismos de defesa  se tornem protagonistas da nossa história. 

Por conta disso, começamos a ter dúvidas sobre questões como: nosso merecimento das coisas, nossas habilidades ou competência, a qualidade do nosso trabalho , e isso pode nos levar a até a destruir nossos relacionamentos, sonhos ou conquistas.

Exemplos de Sabotadores

Como exemplo, alguns comportamentos sabotadores bastante comuns são:

  • Falta de motivação – por conta da rotina, todos nós ficamos desmotivados e sem ânimo para continuar. No entanto, algumas pessoas lidam melhor com isso, porque trabalham a causa desse sentimento. Faça atividades agradáveis e procure olhar para as situações com positividade, tentando absorver algo de bom. Apoie-se em pessoas que você ama e peça ajuda profissional se necessário.
  • Ansiedade – A causa pode estar relacionada com fatores como preocupação, improdutividade, cansaço ou insegurança. O exercício de colocar seus pensamentos num papel e liberar sua mente pode ajudar. Foque em outras coisas além de trabalho, pratique exercícios, alimente-se de forma saudável e durma o suficiente;
  • Desorganização – você tem a impressão de que faz muito, mas parece que não sai tem resultado? Observe ao seu redor como está sua mesa de trabalho. Se você perceber que as coisas não estão no seu devido lugar, comece por aí. Organize seu espaço físico e depois escolha uma ferramenta para organizar suas atividades;
  • Falta de foco – somos interrompidos constantemente por nossos colegas, notificações do celular ou até mesmo nossos chefes. Para mudar isso, você pode organizar suas atividades por prioridades, utilizando uma agenda, uma planilha ou até aplicativos. Leia nosso artigo sobre Priorização de Tarefas;
  • Procrastinação – “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!”. Nossas atividades acabam virando uma bola de neve. Cumprindo com seus acordos e realizando suas atividades no prazo você evita frustrações e cobranças.

CONCLUSÃO

Praticar o autoconhecimento faz com que você identifique suas características, seus comportamentos e suas habilidades. Com isso, você será capaz de se conectar com o que que realmente faz sentido para você, ou seja, tomar decisões e fazer escolhas que te aproximam dos seus objetivos.

O processo de autoconhecimento pode ser intenso, mas é necessário. Com exercício frequente você terá maior clareza sobre quais são as suas limitações, seus pontos fortes e pontos fracos. A partir disso é possível entrar em ação para atenuar as fraquezas ou melhor aproveitar as forças.

A prática leva a perfeição! Seja sempre honesto consigo mesmo quando refletir sobre as perguntas que sugerimos no artigo e lembre-se que autoconhecimento é um ciclo que se repete! Você pode refazer as perguntas e reutilizar as ferramentas sempre que achar necessário.

Em suas relações interpessoais não se esqueça da empatia! Ela é a chave para bons relacionamentos e proporciona bem-estar para quem pratica e acolhe o outro. Ouça sem julgamentos ou preconceitos e leve consigo apenas o que for bom. 

Lembre-se de dar um passo de cada vez, planeje suas atividades e tarefas, priorize o que é importante para você! Não se deixe levar pelos seus sabotadores.

Agora é hora de se conectar com o seu interior e continuar sua jornada de crescimento! Não esqueça de compartilhar com a gente um pouquinho do que você aprendeu! Tem alguma experiência que vale compartilhar? Comenta!