5 Habilidade para Desenvolver a Inteligência Emocional

Conheça as 5 habilidades necessárias para desenvolver inteligência emocional e obtenha mais sucesso na sua vida pessoal e profissional.

Ainda há quem acredita que somente pessoas com  alto Q.I são capazes de ter sucesso na vida. Mas as chances de sucesso se multiplicam para as que conhecem habilidades para desenvolver inteligência emocional (Q.E).

Segundo Daniel Goleman (Harvard), apenas 13% das pessoas fracassam por falta de QI e 87% fracassam por falta de Inteligência Emocional.

Em momentos de pressão ou alto stress, nossa circulação acelera e perdemos o controle consciente dos nossos sentidos, ou seja, ficamos nervosos demais, a ponto de explodir.

Desenvolver sua inteligência emocional faz com que você tenha total controle da situação.

A partir dessa leitura, você aprenderá o conceito de inteligência emocional e quais são as aptidões que devem ser desenvolvidas.

Boa leitura!

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência emocional é um termo criado por Daniel Goleman e definido como: a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Ter controle emocional é fundamental para levar a vida em equilíbrio, feliz e bem sucedida.

Inteligência Emocional - Equilíbrio

Desenvolver sua inteligência emocional faz com que você se torne mais compreensivo consigo mesmo e, consequentemente, pode redirecionar suas emoções para atingir suas metas e objetivos.

Além disso, ao desenvolver a inteligência emocional, você também será capaz de lidar melhor com os conflitos que poderão surgir no ambiente de trabalho. 

Por exemplo, se você entrou em um conflito com seu colega de trabalho, ao invés de reclamar da situação e remoer sentimentos negativos, você pode chamá-lo para uma conversa respeitosa e resolver da melhor maneira.

Habilidade para auxiliar no desenvolvimento da Inteligência Emocional

A inteligência emocional é apresentada em 5 habilidades:

  1. Autoconsciência: é a capacidade de conhecer as próprias emoções. Quando você tem consciência dos seus sentimentos, você toma decisões melhores.
  2. Autorregulação: é a capacidade de controlar suas emoções em cada situação vivida. Quando se sentir pressionado, mantenha a calma e olhe a situação de maneira realista. Existem diversas maneiras de resolver uma situação, você pode pensar em cada uma delas e depois agir racionalmente.
  3. Automotivação: é a capacidade de encorajar a si mesmo. Utilize seus sentimentos e emoções em serviço dos seus objetivos e metas. Aja de maneira consciente, não faça tudo no modo automático para não ser tomado por sentimentos negativos e que vão afastar você do seu objetivo. 
  4. Empatia: é a capacidade de reconhecer as emoções nos outros. Saber escutar as emoções e as pessoas é se sintonizar com o mundo. 
  5. Habilidades Sociais: é a capacidade de interagir bem com os outros. Ter bom relacionamento interpessoal é a base para a liderança e o sucesso. Nessa habilidade, a empatia é fundamental para gerir o sentimento do outro, pois precisamos entender o que ele está sentindo. 

Benefícios da Inteligência Emocional

Você já percebeu que para obter mais sucesso em sua vida, é muito importante desenvolver a sua inteligência emocional.

Vivemos sob pressão: trabalho, vida social, família, decisões para tomar… Para lidar com toda essa carga, você precisa saber influenciar e induzir suas emoções a se manifestarem em prol dos seus objetivos.

Ao desenvolver suas habilidades de inteligência emocional você garante benefícios como:

  • Sentimento de bem estar;
  • Resiliência ao enfrentar um problema;
  • Equilíbrio emocional;
  • Melhores tomadas de decisões;
  • Objetivos mais claros;
  • Aumento na auto estima e auto confiança.

Conclusão

A maneira como você se relaciona com as suas emoções influencia diretamente em seus relacionamentos pessoais e profissionais. Saber o que é inteligência emocional e utilizar seus sentimentos à seu favor será um grande passo para obter mais sucesso.

Conhecer e desenvolver as 5 habilidades da inteligência emocional trará diversos benefícios para sua carreira e para suas relações pessoais. As pessoas que aprendem a lidar com seus sentimentos passam a agir de forma consciente. 

Gostou deste post? Leia em nosso blog um conteúdo sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Conte para nós nos comentários qual habilidade emocional você ainda precisa fortalecer.


Laleska Antonechen

Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Atualmente estuda a gestão e o desenvolvimento ágil de produtos. Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.