PRIORIZAÇÃO – ORGANIZE SUAS TAREFAS DE FORMA EFICIENTE

Saiba como a priorização de tarefas pode ajudá-lo a se concentrar no que realmente importa!

É muito comum, para o ritmo de trabalho da nossa geração, que nossas tarefas se acumulem na lista de “Coisas a fazer” e acabamos nos perdendo, por não fazer uma priorização adequada, não é verdade?

Isso acontece porque nós ainda não criamos o hábito de definir prioridades. Mas afinal, o que significa definir prioridades? Porque isso é tão importante quando estamos falando sobre gestão do tempo?

Nesse artigo vou te mostrar por quê priorizar é importante e como fazer uma priorização de tarefas eficiente através de um método criado por especialistas no assunto!

Boa leitura!

O QUE É PRIORIZAÇÃO?

Sabe aquele sentimento de frustração por ter trabalhado tanto, mas ao final do dia perceber que não conseguiu produzir nada? Isso é o que acontece quando vivemos sem uma priorização efetiva de tarefas, sem planejamento!

Priorização significa elencar tudo o que é importante e que deve ser resolvido primeiro, para garantir que seu dia não seja preenchido por tarefas ou distrações insignificantes!

Isso quer dizer que ao definir com clareza e objetividade os seus deveres diários, semanais ou mensais, e manter disciplina para não sair do planejamento, seu tempo será melhor aproveitado e certamente você renderá mais.

 A TRÍADE DO TEMPO

Sabe aquelas pessoas que entregam muito mais atividades que você costuma entregar? Elas têm as mesmas 24 horas diárias que você tem! Mas por que algumas pessoas dão conta de realizar tantas atividades e outras não?

Simples, porque algumas pessoas sabem gerir seu tempo de maneira adequada.

A tríade do tempo é uma teoria criada por Christian Barbosa, apresentada em seu livro “A Tríade do Tempo”, que nos ajuda a entender como estamos investindo o nosso tempo.

Capa do livro A Tríade do Tempo e Priorização

A teoria divide nossas tarefas ou atividades em três categorias: 

  • Importantes – são todas as tarefas que geram resultados, realizadas com prazer e tempo suficiente. Essas tarefas promovem resultados a curto, médio e longo prazo.
  • Urgentes – são todas as tarefas que geram estresse, realizadas às pressas, quase sem tempo. Podem ser imprevistos ou tarefas que eram importantes, mas não foram realizadas no prazo estipulado.
  • Circunstanciais – são aquelas que causam desperdício, não geram resultados e são desnecessárias.

Todas as pessoas realizam tarefas das três categorias ao longo das suas rotinas. Porém, é essencial que a maior parte do seu tempo seja dedicada às atividades importantes, ou seja, que realmente fazem sentido para você!

A priorização de tarefas, quando realizada de forma inteligente e eficaz, elimina a grande quantidade de tarefas urgentes e circunstanciais que nos sabotam diariamente!

Estas atividades indesejadas surgem por causas como: falta de planejamento, gestão de tempo ineficaz, companhias impróprias para o momento, procrastinação e falta de priorização!

MÃOS À OBRA…

O primeiro passo é entender como você está utilizando seu tempo hoje! Para isso, sugerimos que você realize o teste da Tríade do Tempo para você descobrir se você é um excelente gestor do seu próprio tempo ou se você passa seus dias fazendo trabalhos urgentes ou circunstanciais! 

CLIQUE AQUI para realizar o teste!

Agora que você já sabe em qual categoria você perde mais tempo do seu dia a dia, é hora de fazer sua priorização de tarefas! Aqui embaixo você vai encontrar diversas ferramentas que uso para listar e organizar minhas tarefas!

FORMAS DE PRIORIZAÇÃO DE TAREFAS

  1. Aplicativos de listas: Wunderlist, Todoist ou Evernote;
  2. Ferramenta de organização de tarefas: Trello ou Asana;
  3. Aplicativos de texto do computador: Bloco de notas ou Microsoft Word;
  4. Ferramentas mais tradicionais: Post its e Notas autoadesivas, Calendário, Quadros ou Agenda.

Para decidir qual ferramenta utilizar, experimente fazer uma pesquisa rápida e descubra qual se encaixa melhor em sua rotina. 

Estamos tão conectados com as tecnologias que os aplicativos podem ser uma ótima opção, pois toda a sua organização estará à sua disposição com apenas um clique. Porém, se você é uma pessoa que prefere o clássico, pode fazer sua organização em uma agenda sem problema nenhum, porque também é uma ótima ferramenta.

CONCLUSÃO

A priorização de tarefas é uma das formas de aproveitar melhor seu dia e de se tornar uma pessoa mais produtiva! Podemos utilizar a Tríade do Tempo como um método de gestão do tempo para elencar quais tarefas são urgentes, importantes ou circunstanciais.

Para isso,  é importante dar o primeiro passo! O uso de ferramentas para priorização é essencial para apoiá-lo no momento de se organizar! 

Você já conhece algumas ferramentas e aplicativos para gestão do tempo, agora é só escolher uma delas para priorizar suas tarefas.

Deixe seu comentário contando como foi sua experiência utilizando essa teoria de organização do tempo!

Gostou do conteúdo e quer continuar aprendendo? Clique aqui e descubra mais 10 dicas de produtividade no trabalho!