Plano de Carreira: como criar o seu

Com o plano de carreira você entenderá em qual área você deseja crescer, quais são seus objetivos e onde planeja estar daqui 5, 10 ou 20 anos

Você já se sentiu vulnerável ou com medo em relação ao seu futuro no mercado de trabalho? Já pensou que um Plano de Carreira talvez pudesse ser uma boa solução?

Hoje vou mostrar que um plano de carreira é o que você está precisando pra se sentir mais confiante quando o assunto é seguir seus planos e sonhos!

Nesse artigo você vai encontrar:

  1. O que é o Plano de Carreira;
  2. Porque você precisa ter um;
  3. Como montar o seu!

O que é o Plano de Carreira?

O Plano de carreira, como o nome nos sugere, se refere aos passos de construção do caminho que você deseja seguir profissionalmente

Eles costumam ser mais utilizados por empresas para garantir a retenção de talentos e mostrar para os profissionais que desejam crescer, quais são os passos a serem seguidos e o tempo de cada passo dentro daquela instituição.

Nesse artigo vou te mostrar o mesmo princípio do plano de carreira empresarial, mas voltado para o planejamento individual.

Nunca fiz, tem problema?!

Calma! Não tem problema. Cada pessoa tem o seu tempo para investir no plano de carreira.

Montar um plano de carreira envolve autoconhecimento que vai além da área profissional. Afinal, você não quer tomar uma decisão que não combina com a sua personalidade e visão de mundo.

Hoje, o interesse por ter uma vida saudável e equilibrada, e não se sentir apenas “mais uma peça da engrenagem”, é o que guia a grande maioria das pessoas. 

Não se busca somente a realização financeira, e o trabalho não está mais sendo encarado como uma obrigação, mas como algo mutável e do qual parte da sua realização pessoal virá. 

Um trabalho que se alinha aos propósitos pessoais garante que você não caia em qualquer empresa apenas por dinheiro!

Um plano para chamar de seu!

homem crescendo em seu plano de carreira - segurando balão vermelho subindo escada que leva à um podium

1º passo: Autoconhecimento

Saber o que você quer fazer, e por quê escolheu esse caminho profissional, facilita a preparação do seu planejamento. Por isso é tão importante se conhecer: torna seus objetivos mais claros. 

Então, vamos começar?

Para o primeiro passo quero que você pegue uma folha de papel e faça anotações sobre cada um dos itens abaixo:

  • Quais são suas habilidades e aptidões;
  • Liste seus pontos fortes (aquilo que você consegue lidar com mais facilidade) e fracos (pontos a serem lapidados);
  • Pense em quais experiências ao longo da vida te trouxeram mais gratificação;
  • Quais trabalhos que você consegue se imaginar realizando sem ganhar nenhum dinheiro em troca; 
  • O que você espera de uma vida profissional bem sucedida (Ex.: liberdade, segurança, conforto, vida financeira estável, impacto social, respeito, reconhecimento, etc.);
  • Onde e como você deseja estar daqui 5, 10, 15 e 20 anos;
  • Liste quais são os seus próprios sabotadores e como eles te atrapalham.

É importante deixar a mente aberta, sonhadora e sem julgamentos, assim você terá respostas mais fiéis ao que realmente deseja.

Depois, racionalmente, você poderá analisar a viabilidade do que foi escrito no papel.

Para que você cresça profissionalmente e se destaque, o autoconhecimento é um ótimo ponto de partida, pois possui muitas ferramentas de desenvolvimento pessoal.

2º passo: Defina objetivos e metas.

Depois que você entendeu melhor o que te traz gratificação, suas motivações e aptidões, chega o momento de definir quais são os seus objetivos

Pegue a lista feita no 1º passo, olhe para todas as informações de forma crítica e tente encaixá-las ao âmbito profissional no formato de objetivos e metas. 

Algumas vezes criamos grande confusão em separar objetivos de metas. Elas podem parecer sinônimos mas são duas coisas muito distintas e é importante sabermos diferenciar.

O objetivo é algo a ser alcançado, como: viajar para um lugar x, comprar uma casa, se formar, ter uma carreira promissora, aprender uma língua nova, etc. 

Você percebe que todos esses objetivos dependem de muitas outras coisas para se realizarem? É aí que a meta entra!

A meta é todo o caminho que deve ser seguido para alcançar a realização do objetivo. Ou seja, é o conjunto de objetivo + recurso (tempo/dinheiro) + planejamento (como).

Exemplo 1:

Se seu objetivo é ser reconhecida(o) profissionalmente, você pode colocar como meta ser promovida(o).

Dentro dessa meta, ser promovido, você irá definir um tempo pra isso acontecer e como irá chegar lá.

Exemplo 2:

Enquanto você monta esse plano de carreira, imagine que seu grande objetivo seja comprar uma casa.

Para o objetivo “comprar uma casa” você precisa saber onde quer morar, quanto ela custa, como vai pagar (financiamento/poupança/dividir com o parceiro) e quanto tempo isso vai demorar.

Então para o seu objetivo de comprar uma casa, a meta se tornou avaliar como chegar nesse objetivo e quanto recurso (tempo e dinheiro) isso requer.

3º Passo: Estabeleça prazos

É cientificamente comprovado que quando colocamos prazos para realizar determinadas tarefas, temos maiores chances de realizá-las.

Além disso, outro fator que pode ajudar você a não deixar suas metas de lado, é registrá-las e compartilhá-las.

Você pode, por exemplo, montar um mural com seus objetivos, tirar uma foto e enviá-la para uma pessoa que te ajudará a manter o foco.

Por isso, estabeleça prazos para cada uma das suas metas e acompanhe o seu progresso com a ajuda de outra pessoa. Assim, você fica menos vulnerável aos imprevistos do dia a dia e aumenta as chances de sucesso.

4º passo: Coloque em ação

Agora é com você!

Independentemente de qual seja o caminho, ou de quão trabalhoso o seu objetivo seja, é possível planejar, se preparar e sair dessa experiência com mais maturidade do que entrou, com mais conhecimento para futuros desafios. 

Pensando nisso, separamos um material especial para que você continue adiante na jornada do autoconhecimento: Planilha de Objetivos e Metas da Protagonize.

Depois de definidos os objetivos, metas e prazos na planilha, chega  o momento de aplicá-los na sua vida e fazer os ajustes necessários para que o seu planejamento seja realizado. 

É importante lembrar que tudo demanda recursos – seja ele tempo, dinheiro ou os dois -, por isso, muitas vezes também é necessário abdicar de algo, seja por um longo ou curto período.

Esse conteúdo te ajudou? Fique a vontade para deixar um comentário com dúvidas ou insights sobre o assunto!

Obrigada pela companhia e até a próxima! 🙂


Janaina Lodi

Curiosa, amante da psicologia, do marketing de conteúdo e sempre buscando formas de ajudar as pessoas. Sendo a Gestora de Conteúdos da Protagonize, tenho a oportunidade de transformar esses conhecimentos e curiosidades em ferramentas de auxílio no desenvolvimento pessoal do outro e também cresço e aprendo junto a cada trabalho.