9 dicas para desenvolver o autoconhecimento

Veja 9 dicas práticas que vão te ajudar a desenvolver o autoconhecimento e a se posicionar com clareza sobre a sua visão de mundo

Você já se pegou estudando muitos temas, como o de autoconhecimento, e não soube por onde começar, como desenvolver o autoconhecimento ou encontrar seu propósito?

Então vem comigo que nesse post eu vou te mostrar 9 dicas rápidas para que você possa desenvolver o autoconhecimento da maneira que mais combina com você.

Você vai ver dicas para colocar em prática imediatamente e que se tornarão hábitos saudáveis na sua rotina.

O que é Autoconhecimento?

O autoconhecimento, assim como o nome nos sugere, é o conhecimento que temos sobre nós mesmos.

Desde o século XIX, com o crescimento e conhecimento da psicologia, nós passamos a entender mais a influência da mente em nossa vidas. 

Hoje esse campo já cresceu e, assim como a psicoterapia, existem inúmeras ferramentas disponíveis para desenvolver o autoconhecimento. 

Além disso, podemos sentir necessidade de focar em uma área específica em um primeiro momento, como a pessoal ou profissional. 

Bom, agora que já revisamos um pouco sobre o autoconhecimento, vamos para as dicas?

Boa Leitura!

mulher sentado em cima de livros e lendo um deles.

DICA 1 –  Defina seus valores

Cada um de nós cresceu em cidades diversas, com sua dinâmica familiar e experiências específicas. Portanto é mais do que natural que cada indivíduo tenha sua própria visão de mundo baseado em todo o contexto vivido. 

Por isso que um bom ponto de partida para desenvolver o autoconhecimento é definir bem quais são os seus valores e prioridades. Perceba se o seu jeito de viver hoje condiz com esses valores e prioridades que foram definidos.

O mundo se tornou muito mais acessível, temos contato com diferentes ideais e até mesmo diferentes áreas profissionais e arranjos de relacionamentos. Por isso é tão necessário entender os seus valores e onde você encaixa no mundo.

Assim como os valores, as crenças guiam você ao longo da vida. Algumas são chamadas de crenças limitantes pois acabam criando um senso comum falso e limita a nossa visão de mundo, planos e sonhos.

DICA 2 – Reconheça seus sabotadores

Os sabotadores fazem parte da personalidade de todos nós. Eles se manifestam em diferentes graus e também em em situações específicas e podem tornar-se um hábito destrutivo com o passar do tempo.

Ao longo do nosso crescimento certas experiências definem padrões de pensamento, e também criam hábitos que foram necessários para a nossa sobrevivência primária. São eles os sabotadores.

Portanto, ter em mente quais são os seus valores, crenças limitantes e sabotadores irão te guiar ao longo da jornada de autoconhecimento.

DICA 3 – Saiba quando dizer “não”

A habilidade de dizer “não” pode ser difícil para algumas pessoas. Existem vários motivos para isso, sendo mais comum o medo de ser rejeitado. Esse medo acaba levando a pessoa a agir sempre para agradar o outro.

Por isso, devemos saber os nossos limites – nos relacionamentos pessoais, no trabalho, … – e usá-los no dia a dia para manter relações saudáveis sendo fiel a si mesmo. Saber se posicionar mostra maturidade também.

Além de dizer “não” para o outro é necessário saber dizer não para si mesmo.

A habilidade de saber colocar limites para si mesmo, e de saber se recompensar no tempo devido, irá trazer mais conhecimento para a sua jornada. 

Na psicologia, é saudável sermos “pais de nós mesmos”, saber manter um equilíbrio de responsabilidades e recompensas.

Por outro lado, a autocrítica é algo que deve ser observada também, pois se criticar, desvalidar, e/ou colocar os outros como “melhores” pode se tornar um hábito destrutivo.

DICA 4 – Seja flexível à mudanças

Brené Brown é uma pesquisadora norte-americana muito conhecida por estudar a vulnerabilidade

Em seus estudos ela mostra que somos mais abertos e corajosos quando abraçamos a vulnerabilidade do que quando a rejeitamos. Ser vulnerável é também sair da zona de conforto, estar aberta(o) ao novo.

Ao desenvolver o autoconhecimento é natural que você descubra coisas novas sobre você:

  • gostos diferentes;
  • atividades que antes talvez não fossem do “seu estilo”;
  • habilidades antes desconhecidas;
  • abertura para assuntos novos;
  • (…)

Portanto, esteja aberta(o) a sair da zona de conforto e ser flexível às mudanças que podem vir.

Não precisamos ser estáticos para sermos estáveis, mudanças de opinião e reavaliação de valores são saudáveis e é um grande sinal de autoconhecimento: ser fiel à você.

DICA 5 – Exerça a auto reflexão

Assim como ser flexível à mudanças é um ponto de autoconhecimento, exercer a auto reflexão anda lado a lado com ele.

Afinal, para mudar – e continuar sendo fiel aos seus valores- é necessário refletir se essa decisão se alinha com você. 

Uma técnica muito boa para exercer a reflexão e tomar decisões é a técnica dos 3 porquês. 

Basicamente, ao refletir sobre uma decisão, você deve se perguntar “por quê?”. Depois questione essa resposta com outro “por quê?”, e então outra vez.

Se após “3 porquês” a decisão ainda encaixar com seus planos e valores então é hora de colocar em ação.

DICA 6 – Entenda suas emoções

A inteligência emocional anda em conjunto com o autoconhecimento e se mostram essenciais no processo de auto reflexão. Assim você aprende a reconhecer, refletir e demonstrar suas emoções de maneira madura.

Hoje é comum usarmos apenas emoções como “feliz”, “triste”, “brava(o)”, “animada(o)”, “cansada(o)”, para demonstrar o que está acontecendo, quando muitas vezes não o é.

Portanto, ter um vocabulário emocional expandido ajuda você a entender tudo o que você sente sem que haja uma generalização ou supressão das emoções.

homem sentado em cima de livros escrevendo em um notebook

DICA 7 – Meditação e Yoga no dia a dia

A meditação e o yoga costumam aparecer bastante quando se fala em autoconhecimento e inteligência emocional.

Elas são ótimas ferramentas para desenvolver o autoconhecimento devido ao efeito de “trazer a pessoa para o agora”.

Quando estamos calmos e presentes é mais fácil reconhecermos nossas emoções e agirmos de acordo com o que sentimos e desejamos.

Elas também auxiliam no entendimento do que estamos trazendo do externo para nosso interior e se estão alinhadas à você.

Uma alternativa muito utilizada é a escrita, afinal, nem todos gostam ou conseguem ter a yoga e a meditação como parte da rotina.

Portanto, separar um momento para a escrita é também uma maneira de iniciar o processo de consciência do Eu.

DICA 8 – Feedbacks

No processo de desenvolvimento do autoconhecimento é importante que outras pessoas se envolvam. É comum termos pontos cegos – ou até mesmo ficarmos reforçando crenças limitantes mal resolvidas.

Portanto, lembre-se de buscar feedbacks de pessoas próximas à você e que te queiram bem. Dessa maneira, você consegue respostas confiáveis e que vão realmente ajudar a expandir sua visão.

Uma ferramenta de autoconhecimento, muito efetiva para ser usada nesses casos, é a Janela de Johari. Ela é uma ferramenta conceitual e foi desenvolvida em 1995, por Joseph Luft e Harrington Ingham.

Nela você pode pedir para que diferentes pessoas respondam perguntas sobre você, como por exemplo, seus pontos fortes e fracos – do ponto de vista deles. 

Saiba mais sobre a Janela de Johari clicando aqui ou faça o teste!

DICA 9 – Mentoria de Autoconhecimento

Além da psicoterapia – mencionada no início do texto -, hoje existem diversos cursos, workshops e outras ferramentas para que esse processo seja feito.

Caso você precise de apoio para desenvolver o seu autoconhecimento, a Protagonize oferece mentorias de Autoconhecimento particulares. Durante as mentorias você descobre:

  • Seus pontos fortes e fracos;
  • Seu perfil pessoal, profissional e comportamental;
  • Sua missão de vida e propósito;
  • Os próximos passos: seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Se fizer sentido para você, é só falar com o Rafa, nosso mentor de autoconhecimento, pelo e-mail rafael.freccia@protagonizecursos.com.br

Comece agora a desenvolver o seu autoconhecimento!

Para continuar nesse mundo do autoconhecimento ou se aprofundar em temas como inteligência emocional, oratória e carreira, veja outros conteúdos do nosso blog! Clique aqui para aprender mais.

Obrigada pela sua companhia, até a próxima leitura! 🙂


Janaina Lodi

Curiosa, amante da psicologia, do marketing de conteúdo e sempre buscando formas de ajudar as pessoas. Sendo a Gestora de Conteúdos da Protagonize, tenho a oportunidade de transformar esses conhecimentos e curiosidades em ferramentas de auxílio no desenvolvimento pessoal do outro e também cresço e aprendo junto a cada trabalho.