3 EXERCÍCIOS DE ORATÓRIA QUE VOCÊ PRECISA FAZER ANTES DE DISCURSAR!

Aprenda a rotina de exercícios de oratória que os palestrantes praticam nos bastidores!

Sabe quando chega o seu momento de falar e você fica nervoso, sua garganta seca, a língua trava e as palavras não saem como deveriam? Existem exercícios de oratória que eliminam as causas do seu nervosismo!

Nesse post falaremos sobre 3 exercícios de oratória que melhoram sua rotina de preparação para discursar. Eles serão a melhor válvula de escape sempre que você for falar em público!

Antes de começar, lembre-se do que falamos anteriormente em nosso primeiro post sobre oratória: criar um roteiro é uma forma essencial de se preparar para um discurso.

Vamos aos exercícios!

1 – Você precisa de segurança!

Quando estamos nervosos, expressamos nossa insegurança nos encolhendo e cruzando os braços. Dessa forma, nos sentimos mais protegidos e seguros dentro da “bolha protetora invisível” que criamos ao nosso redor. Por outro lado, quando estamos confiantes, nosso espaço de segurança (a “bolha”) aumenta e nos sentimos mais seguros em ambientes abertos.

Existem algumas técnicas para aumentar seu espaço de segurança na hora de discursar!

Uma forma de fazer isso, é aumentando seu alcance espacial ao máximo que puder. Fique nas pontas dos pés e estique os braços e pernas até seu limite. Seja para cima ou para os lados, essa simples atitude ativa sua corrente sanguínea e aumenta a liberação de hormônios como testosterona, fazendo com que você se sinta mais confiante e seguro!

Perceba que esse simples exercício trará confiança e segurança para que você não só melhore sua oratória, como também a postura no momento da apresentação.

2 – Seja um Tagarela!

Seu discurso tem muitas palavras complicadas? Experimente a técnica dos tagarelas para “soltar a língua”. Comece conjugando o verbo tagarelar em todos os tempos verbais. Repita o processo algumas vezes, sempre buscando acelerar a velocidade da fala a cada repetição. Ficará assim:

  • Eu tagarelarei;
  • Tu tagarelarás;
  • Ele tagarelará;
  • Nós tagarelaremos;
  • Vós tagarelareis;
  • Eles tagarelarão;

No começo será difícil! Mas perceba que com o tempo você pega a prática! Este exercício aumenta sua capacidade de pronunciar frases complicadas e termos complexos. Para ver o resultado desse exercício de oratória, procure ler todo o discurso antes de praticar e faça um comparativo depois de conjugar o verbo diversas vezes. Perceberá que as pronúncias sairão com mais clareza e facilidade.

3 – Force e reforce sua confiança!

Você já percebeu que naturalmente nos sentimos mais alegres quando forçamos o sorriso por alguns segundos?  Isso realmente acontece! E com a confiança funciona da mesma forma!

Usando essa mesma lógica, pense numa pose que represente sucesso para você! Pode ser alguma das mais clássicas: o punho fechado apontado para o céu, os braços abertos com sorriso no rosto, ou até um salto de vitória imitando aquela pose do Mário Bross sabe? Agora imite essa pose com vontade! Replique exatamente os mesmo movimentos!

Enquanto você simula a pose ou movimento de sucesso, grite expressões de confiança. Por exemplo: “Eu consigo!” ou “Eu sou foda!” ou até “Todos vão me adorar!”.

Dessa forma, essas ações automaticamente orientam o seu pensamento para lhe trazer confiança, fazendo com que você se sinta como um vitorioso e, consequentemente, se torne de fato mais seguro.

Dica extra!

Antes de fazer seu discurso, grave um vídeo enquanto ensaia! É uma excelente forma de perceber seus próprios vícios de linguagem. Você pode notar sobre a sua postura, a gesticulação, o tom de voz e principalmente as partes em que você demonstra dificuldade de falar. Anote todos os pontos de melhoria e procure repetir seus ensaios, melhorando um a um.

Evite buscar o discurso perfeito! É muito difícil atingir um nível de oratória incrível, além de que diversas variáveis novas aparecerão no momento real da apresentação.

Se não tiver tempo de ensaiar, procure gravar sua apresentação ou pedir a um amigo que grave o seu momento. Assim você pode identificar os pontos de melhoria e se preparar melhor nas próximas palestras.

Conclusão

Para demonstrar experiência em frente ao público, você não precisa ser um palestrante profissional! Basta conhecer as principais técnicas e exercícios que irão prepará-lo da melhor maneira! Os exercícios de oratória podem ser feitos em qualquer lugar e a qualquer hora, até mesmo à caminho da apresentação! Além disso, não demandam nenhum custo ou estrutura para praticar!

Procure treinar os exercícios sempre antes de fazer um discurso! Você perceberá avanços a cada tentativa e encontrará os exercícios de oratória que melhor se encaixam para você!

Gostou das dicas? Acesse nosso blog para encontrar mais conteúdos desse tipo!

https://www.protagonizecursos.com.br/materialgratuito