7 maneiras de controlar o nervosismo quando dá um branco!

Conheça 7 maneiras de controlar o nervosismo quando dá um branco no meio de uma apresentação!

Sabe quando você está fazendo sua apresentação e dá aquele… aquele… como é mesmo o nome? ISSO MESMO, quando dá um branco! Nessas horas a gente não consegue controlar o nervosismo, nem lembrar o que iria falar!

Bom, isso é muito mais comum do que você pensa, afinal, todos passam pela experiência de falar em público e sentem esse aperto em algum momento da vida – seja acadêmica e/ou profissional.

Por isso, vou te mostrar 7 formas de como relembrar o conteúdo e controlar o nervosismo para se sair bem mesmo quando dá um branco!

Ao longo da leitura você ainda vai encontrar algumas estratégias que grandes palestrantes utilizam para lidar com o nervosismo em cima do palco.

Vamos lá?!

E agora? O que fazer quando “deu um branco”?

Antes de tudo, é importante que você entenda que não há como acabar com o esquecimento nas apresentações. Isso acontece porque o nervosismo e os esquecimentos são causados por inúmeros fatores que variam de pessoa para pessoa.

Algumas pessoas têm o pensamento acelerado demais, outras esquecem por falta de preparo e ensaio. Já em alguns casos é a pressão do momento que ocasiona o esquecimento, inclusive, acontece do orador ter “um branco” por distrações do ambiente.

Mas como os apresentadores de TV, artistas, palestrantes e outras figuras públicas fazem para esconder quando dá um branco? Eles usam alguma estratégia para isso!

Então sem enrolações vamos para o motivo de você estar aqui: conhecer algumas das estratégias utilizadas para lidar com o nervosismo e para retomar a apresentação quando dá um branco – sem que prejudique seu desempenho.

Segue abaixo 7 dicas práticas para você sempre estar preparada(o) em casos de imprevistos!

1 – Repita o conteúdo

Quando esquecer o que iria falar, repita a frase anterior desde o início. Ao repetir com firmeza o conteúdo, é muito comum que o seu subconsciente “resgate” as palavras que estavam faltando e você consiga terminar a frase inacabada.

Nesses momentos, é uma excelente alternativa olhar para o seu tema ou slide e repetir do começo, toda a explicação. Assim, a plateia irá pensar que você está reforçando a importância da mensagem e nem perceberá seu esquecimento.

2 – Faça o uso de pausas

Simples como o nome sugere: faça uma pausa longa e respire fundo. Sua respiração irá oxigenar o cérebro e re-acelerar seu pensamento, aumentando as chances de que você se lembre do conteúdo que esqueceu.

Aproveite esta pausa também para tomar um copo d’água, obtendo assim mais tempo para refletir e tentar lembrar as palavras ou conteúdo que esqueceu. Essa estratégia é discreta e é muito utilizada por profissionais.

3 – Jogue a atenção para a plateia

Caso você esqueça o que estava falando e caia rapidamente no nervosismo, tire a atenção dos ouvintes sobre você e jogue-a para a plateia com perguntas. Você pode fazer isso de duas maneiras.

A primeira, é perguntando sobre o bem-estar do público:

“Vocês estão bem pessoal? Estão conseguindo me acompanhar? Quem precisar de uma água ou pausa, ou tiver uma pergunta, por favor me interrompa!”.

A segunda é fazendo uma prévia do que ainda está por vir:

Gente, se tiverem alguma dúvida, saibam que ainda falaremos sobre o assunto B, C e D, tudo bem? Mas se for muito importante podem perguntar agora.”.

4 – Consulte uma fonte de informação

Se você esqueceu e o nervosismo tomou conta, assim como no ponto no anterior, não há problema algum em admitir e pedir licença para ver seu roteiro escrito. Algumas pessoas irão respeitar sua atitude de certificar que você não está passando nenhuma informação errada ou deixando pontas soltas.

Por isso, aqui você pode tanto consultar seu material quanto pedir apoio a um colega ou participante que provavelmente lembrará do conteúdo.

5 – Admita o esquecimento

Caso você não tenha o roteiro em mãos e nenhuma das outras estratégias tenha funcionado, você pode reconhecer que esqueceu o conteúdo, porém ainda de forma profissional:

“Pessoal, peço desculpas pois acabou me fugindo um tópico e esqueci. Vou dar continuidade na nossa apresentação e assim que relembrá-lo eu trago novamente o assunto.”

Essa atitude, muitas vezes, inspira respeito e simpatia para com os ouvintes.

6 – Apenas siga em frente

Caso nenhuma das técnicas tenha funcionado para você, uma estratégia que funciona muito bem é apenas seguir em frente, sem comunicar aos ouvintes do seu esquecimento.

Você é a única pessoa que sabe do conteúdo completo da sua apresentação. Em alguns casos, você não precisa anunciar que esqueceu um tópico. O público seguirá sua condução da apresentação.

Portanto, você pode seguir em frente como se estivesse seguindo seu cronograma e, se achar necessário, retome o conteúdo quando lembrar: “Com relação ao que eu falei anteriormente, um outro tópico interessante é…”.

7 – Música de memorização

Uma técnica de memorização muito utilizada por professores de ensino médio consiste em criar paródias de músicas famosas, porém com conteúdos acadêmicos.

Você pode literalmente construir uma música com as palavras-chave do roteiro da sua apresentação e, sempre que esquecer algo, cantar para si e relembrar o tópico que faltava.

Assim, quando der um branco, você pode controlar o nervosismo cantando mentalmente a música que você desenvolveu e relembrando o conteúdo.

Dica extra: inteligência emocional para controlar o nervosismo

Existe um exercício de inteligência emocional que ajuda muito na hora de lidar com o nervosismo e branco em cima do palco.

Sabe aquela vozinha interior que fica dizendo “você não vai conseguir, eles não irão gostar”? Dê um nome para essa voz interior. Um nome que você não gosta. Trate-a como se ela não fizesse parte de você.

Agora que ela já tem um nome, prometa para si uma única coisa: quando ela começar a falar, imediatamente mande ela se calar! De forma muito grosseira, imagine-se gritando e expulsando-a de perto de você.

Ou seja, o objetivo é que você afaste essa voz interior e impeça-a de se tornar uma bola de neve prejudicial para seu desempenho no palco.

Esquecer também pode ser bom

Como você reage quando a pessoa que está no palco esquece o conteúdo ou palavra que estava falando? Qual é a sua reação instintiva?

A grande maioria das pessoas tenta ajudar a pessoa a lembrar-se do tema! É comum até que as pessoas “lancem” algumas palavras ao ar, no intuito de ajudar o apresentador ou apresentadora.

O que acontece é que os ouvintes agem com empatia com quem esquece, pois todos já se encontraram em situação semelhante. Essa conexão aproxima a plateia dos oradores, o que pode ser muito positivo.

Mas se esquecer, esqueça com graça!

Outra forma de gerar conexão, é através do humor, então por quê não admitir que esqueceu e fazer disso uma piada? Você pode experimentar falar, por exemplo:

“Ih gente, fugiu a palavra! E agora, com essa vergonha que estou passando, como faz? Hahaha”

Se for algo mais acadêmico ou profissional, por exemplo, você pode indicar que “ainda tem mais a ser falado, mas será retomado mais adiante”, então siga tranquilamente o assunto até que a parte específica venha à mente.

Essas estratégias funcionam muito bem! Aqui na Protagonize nós trabalhamos com exercícios e técnicas de oratória nos nossos cursos intensivos e em mentorias individuais.

Por isso não se cobre demais caso não lembre de toda a sua apresentação, todos passam por momentos de esquecimento em cima do palco.

O importante é estudar, se preparar, aplicar as técnicas e, se possível, aproveitar o momento como uma oportunidade de se conectar com os ouvintes. Tenho certeza que você se sentirá muito melhor no palco!

Que tal começar a controlar o nervosismo em casa? 

Disponibilizamos gratuitamente, por tempo limitado, o nosso E-book de Oratória, ele contempla algumas das técnicas ensinadas nos nossos cursos além de outros materiais que vão te ajudar nessa jornada.

E aí, você usa alguma técnica para se acalmar que nós não mencionamos? Deixe um comentário contando para a gente!

Obrigado pela companhia e até a próxima leitura! 🙂


Rafael Freccia
Fundador da Protagonize Cursos