10 DICAS DE PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

Quem nunca perdeu o prazo de uma entrega ou saiu depois do horário por falta de planejamento? Pois é! Produtividade no trabalho é um assunto que todos nós buscamos alcançar, mas poucos de fato conseguem!

Para fazer com que esses problemas deixem de fazer parte da sua rotina, eu trouxe para você 10 dicas de produtividade no trabalho que irão potencializar seus resultados!

Boa leitura!

#1. Se não estiver na sua agenda, não faça!

Divida seu tempo em blocos e coloque todos os compromissos em seu calendário. Desde compromissos como academia ou jantar, até reuniões com clientes ou viagens à trabalho. Mas tenha cuidado, evite micro-gerenciar ao colocar compromissos muito pequenos na agenda (como “escovar os dentes”) ou a má gestão por colocar compromissos amplos demais (como “trabalho”).

#2. Desligue suas notificações

Não deixe que suas redes sociais, sites de notícias ou aplicativos de jogos tirem sua atenção enquanto você tenta focar no que realmente importa. Desativar suas notificações é uma atitude simples, de baixo esforço, mas que traz um resultado enorme! Para evitar distrações, recomendo que você utilize a Técnica Pomodoro.

#3. Priorize as tarefas mais importantes primeiro!

Comece pela tarefa mais importante do dia. Aquela que fará com que você termine o dia com a sensação de progresso. Temos a tendência de começar pelas tarefas pequenas e menos importantes, porém, dessa forma abrimos portas para novas distrações ou desculpas que nos tornam improdutivos. Uma boa dica é definir, ao acordar, duas entregas que lhe trariam sentimento de missão cumprida.

#4. Prepare recompensas

Faça com que suas entregas sejam recompensadoras! Dependendo da complexidade, pode ser desde um chocolate até uma viagem! O importante é que você reconheça e comemore o progresso. Assim você estará mais propício a entregar a atividade. Como exemplo, separe um pequeno doce para cada capítulo de livro que lê!

#5. Planeje seus compromissos

Conforme você dedica mais esforços à um compromisso, mais orientado você estará a fazê-lo em tempo! Marque um local e horário de encontro, comunique os participantes, prepare o material, facilite o processo antes da hora chegar. Assim será mais fácil de começar e terminar.

#6. Faça intervalos

Certifique-se de que você considerou os intervalos na sua agenda! Intervalos de 15 a 30 minutos ajudam a clarear os pensamentos e, ao retornar para o trabalho, conseguirá focar melhor.

#7. Diversifique suas tarefas diárias

Tenha momentos para fazer coisas não relacionadas com seu trabalho e entregas. Veja um seriado na Netflix, leia um livro, faça uma caminhada. Dessa forma você descansa seus pensamentos e, ao voltar,  recomeça com novas perspectivas e ideias.

#8. Não seja perfeccionista!

Ao começar suas tarefas, comece pequeno! Jogue ideias sem julgar a qualidade e não busque a perfeição! Conforme você estimula seu cérebro, novas ideias surgem e o trabalho começa a ganhar corpo! Somente então concentre-se nos detalhes.

#9. Evite tentar ser Multitarefa!

O ser humano é muito mais produtivo ao focar em uma tarefa de cada vez. Não caia em distrações, desligue notificações, concentre-se em executar uma tarefa específica dentro do prazo planejado. Somos programados para executar uma tarefa de cada vez. Nosso desempenho cai naturalmente quando tentamos executar muitas tarefas.

#10. Documente seu trabalho!

Descreva detalhadamente as etapas que você realiza para executar seu trabalho. Assim, poderá sistematizar seu trabalho, encontrar gaps e enxergar formas de otimizar ou delegar de melhor forma! Uma boa dica é reunir as tarefas em lotes. Por exemplo: espere sua caixa de e-mail encher para se dedicar a respondê-la.

#Finalizando!

Lembre-se: você não precisa aplicá-las todas de uma vez! Comece com as mudanças que você considera mais impactantes na sua rotina. Com um pouco de foco e repetições, você perceberá que sua produtividade no trabalho aumentará e que você está desenvolvendo hábitos mais saudáveis no dia-a-dia!

Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Manda pra gente nos comentários!
Quer saber mais sobre o tema? Confira nosso post sobre Gestão do Tempo!