Ikigai – a ferramenta para identificar sua missão de vida e propósito

Conheça o Ikigai: ferramenta japonesa utilizada pelos moradores de Okinawa para garantir uma vida longa, feliz e com propósito

Se você acorda feliz e motivado todos os dias pela manhã, já deve saber qual é o seu Ikigai. Porém, se ainda não identificou o seu propósito, não se preocupe!

Hoje, eu vou apresentar à vocês o IKIGAI, uma ferramenta utilizada por pessoas centenárias, felizes e motivadas do sul do Japão.

A partir deste post, em 5 minutos você descobrirá o que significa Ikigai e aprenderá a identificar o seu propósito de vida através da mandala elaborada com os pilares da vida.

Além disso o post te ensina o passo a passo para preencher a sua Mandala Ikigaidisponível para download gratuito no nosso site.

Mas antes de tudo, vamos entender de uma vez o que é esse Ikigai?

Boa leitura!

O QUE É IKIGAI?

Antes de mais nada, não existe uma tradução literal deste termo para o português. O termo Ikigai é descrito pelo neurocientista Ken Mogi como “razão de viver” ou “o motivo que te faz acordar todos os dias”.

Esse termo surgiu em Okinawa, um conjunto de ilhas no sul do Japão com moradores centenários. Também conhecida como “Terra dos Imortais“, os moradores da ilha afirmam que Ikigai é o segredo para a longevidade.

Ken Mogi escreveu o livro “Ikigai: Os cinco passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz”. Neste livro o autor afirma que não se trata apenas de viver por um longo tempo, mas sim saber o que fazer com sua vida e aproveitá-la.

Além disso, outro livro super interessante sobre essa ferramenta é  o “Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz”, escrito por Francesc Miralles e Héctor García.

Confira o resumo com análise deste livro sobre o Ikigai no nosso blog!

COMO ENCONTRAR SEU IKIGAI?

Essa ferramenta inicia através do processo de reflexão sobre si mesmo. Exercitar o autoconhecimento facilita sua busca pelo Ikigai e traz clareza para suas respostas.

Existem quatro perguntas essenciais que os especialistas utilizaram como referência para a construção do seu propósito (Ikigai):

  1. O que eu amo? – Escreva uma lista de absolutamente tudo o que você ama! Pense nas coisas que te fazem bem e te deixam empolgado;
  2. No que eu sou bom? – Também lembre-se de anotar todos os seus talentos, até mesmo os mais estranhos. Isso te ajudará a enxergar a amplitude do seu potencial;
  3. Eu posso ganhar dinheiro com o que? – Quais itens das listas anteriores podem trazer dinheiro para custear suas necessidades?
  4. O mundo precisa de alguma coisa que eu posso oferecer? – Quais problemas você gostaria de resolver no mundo? Como você se conecta com esses problemas?

Se estiver com dificuldade para responder essas perguntas, tente lembrar de atividades que te deixavam empolgado quando criança ou então quais trabalhos chegam naturalmente até você.

As respostas dessas perguntas unem quatro pilares essenciais da vida: paixão, missão, profissão e vocação.

5 estratégias para encontrar os seus pilares

Para compreender como os pilares são interligados, é importante colocar em prática algumas estratégias:

1# Saia do piloto automático

Reflita diariamente sobre o que está fazendo e perceba se isso lhe traz felicidade. A Roda da Vida pode te ajudar nesse processo;

2# Não se compare a ninguém

A única comparação realmente saudável que você pode fazer, é com você mesmo(a). Seja sua própria (e única) referência;

3# Todos temos um talento

Descubra, se aproprie e desfrute da sua habilidade excepcional. Caso não lembre do seu, pergunte à seus amigos e familiares;

4# Ikigai é um estilo de vida

Esse estilo deve ser visto, percebido e sentido no aqui e agora! Tomar consciência sobre ele é o primeiro passo para exercê-lo com sentido e propósito;

5# Solte-se de suas correntes

Em algumas situações, viver de acordo com seu Ikigai pode significar abrir mão do que estamos acostumados. Devemos ter a consciência de que isso exigirá muita coragem.

Preenchendo sua Mandala Ikigai

Caso não tenha baixado a Mandala Ikigai para preencher, clique aqui para acessá-la.

Para preencher sua mandala e encontrar seu Ikigai, você pode unir os quatro pilares e formar quatro seções, como na imagem a abaixo:

IKIGAI - Mandala ikigai desenvolvida pela protagonize cursos - paixão, missão, profissão e vocação

Você pode começar pela seção “o que eu amo” e pensar  no conselho de Warren Buffet: “O que você faria se não precisasse de dinheiro?”. Aqui se encontra sua maior motivação!

Na seção “o que sou bom” tente responder sobre a sua vocação de maneira prática. Foque em seus pontos fortes e observe o que as pessoas valorizam em você. Pergunte-se por qual motivo as pessoas costumam lhe pedir ajuda?

Já na seção “o que posso ser pago para fazer” é necessário ser realista e pensar em qual profissão você poderia ter, que se relaciona com as reflexões anteriores? Além disso, pense no que você faz que os outros estão dispostos a pagar.

Por fim, a última seção “o que o mundo precisa” pode parecer abstrata, mas é muito importante! Pense em qual contribuição você pode entregar e que ajudará outras pessoas, ou seja, que trará valor social!

Dicas Extra

Ken Mogi apresenta algumas ideias que podem ser colocadas prática para encontrar seu Ikigai com mais facilidade:

  • Em primeiro lugar, mantenha um ritual matutino. De manhã nosso corpo tem mais facilidade para absorver informações e colocar a mente para funcionar. Observe a lista de coisas que você ama e tente incorporá-la em sua rotina matinal;
  • A segunda ideia é aproveite cada momento. Não podemos mudar o passado ou prever o futuro, então viva o agora! São as coisas que você faz hoje que impactam seu futuro. Mindfulness é uma prática que te ensina a focar no momento presente, vale ler sobre;
  • Encontre um hobby que te deixe feliz. Praticar uma atividade que faz você sentir-se completo(a) recarregar suas energias. Aperfeiçoe suas habilidades e estimule seu corpo e sua mente!

Ikigai não é sobre fazer dinheiro

O termo Ikigai é de grande importância para os japoneses pois, para eles, o Ikigai não precisa estar relacionado com trabalho ou renda. Em outras palavras, o Ikigai tem relação direta com o propósito de vida.

Portanto, pense nos quatro pilares da vida: paixão, missão, profissão e vocação. A união desses pilares traz uma reflexão sobre suas habilidades e facilitam o descobrimento do seu Ikigai.

Lembre-se que encontrar seu Ikigai pode ser um processo longo, então não se pressione! Além disso, nosso Ikigai muda conforme evoluímos pelas diferentes fases da vida.

Chegou até aqui mas ainda deseja se aprofundar no tema? Que tal vir comigo?! Nesse próximo artigo vou te mostrar 7 Formas de encontrar o seu IKIGAI.

Até a próxima leitura! 🙂


Autora – Laleska Antonechen

Pedagoga que ama aprender e resolver problemas! Atualmente estuda a gestão e o desenvolvimento ágil de produtos. Na Protagonize atua como criadora de conteúdo, pois além de aprender enquanto cria, se sente feliz em compartilhar conhecimento com as pessoas que buscam evolução.