5 TÉCNICAS DE ORATÓRIA PARA VOCÊ FALAR EM PÚBLICO COM CONFIANÇA!

Apresente um excelente discurso com essas 5 técnicas de oratória

Oratória perfeita nos bastidores, mas se afundar em nervosismo na apresentação é algo familiar para você também? Será que os grandes palestrantes não possuem técnicas de oratória para lidar com isso?

A resposta é SIM! As técnicas de oratórias são um diferencial que poucas pessoas dominam. Se você olhar ao redor, são poucos que geralmente se destacam e ocupam posições de liderança na escola, faculdade ou empresa.

A partir desta leitura, você aprenderá as técnicas de oratória mais utilizadas pelos palestrantes e que são reforçadas nos cursos mais variados de oratória que vemos por aí!

Oratória pode ser desenvolvida?

Sim! A oratória é a habilidade de falar perante uma plateia e não é uma característica vinda de berço. As técnicas de oratória podem ser aprendidas, desenvolvidas e, com boa prática, podem passar a ser uma característica natural da pessoa!

A capacidade falar em público é prejudicada pelo medo de passar vergonha ou de se expor perante os amigos, colegas ou superiores. Isso é causado por fatores como medo de rejeição, falta de prática e crenças limitantes, as quais levam as pessoas a evitar momentos de exposição.

Qualquer pessoa pode desenvolver sua oratória, apesar de parecer uma qualidade de pessoas extrovertidas.

Prática e repetição são essenciais para alcançar a confiança de palestrantes, professores ou até apresentadores de programas de TV. Mas algumas técnicas podem acelerar esse processo.

5 Técnicas de Oratória

Apresentadores de grandes eventos, como as palestras do TED, aplicam técnicas de oratória muito semelhantes. Algumas das principais técnicas são:

  1. Criar empatia – O simples fato de estudar a plateia e buscar conexões com sua história é uma excelente forma de criar empatia com o público. Essa atitude quebra a barreira existente na relação de apresentador vs ouvinte;
  2. Elaborar um roteiro – Evite o improviso e crie um roteiro para a apresentação. Não se preocupe em decorá-lo. Basta criar uma lógica de início, meio e fim e tornar a apresentação dinâmica;
  3. Usar Storytelling –  Ao elaborar o roteiro, pense em uma história que melhor representem seu discurso. Traga exemplos de personagens que transformem o tema abordado de maneira interessante;
  4. Medir o tom de voz e pausas de efeito – Um discurso monótono faz com que o público se distraia facilmente. Procure enfatizar as mensagens principais que você quer transmitir com pausas, mudanças no tom de voz e até utilizando perguntas;
  5. Slides simples – Evite textos longos na sua apresentação. Foque em palavras-chave, ícones, imagens, símbolos ou frases de efeito. A leitura dos slides dispersa os ouvintes e faz com que você perca credibilidade. Evite ler o slide sempre que puder e, se precisar, certifique-se de que seja de forma dinâmica e interativa.

Além do discurso

Uma boa apresentação não é composta apenas por técnicas de oratória. Assim como em teatros e shows, outras características importantes devem ser avaliadas antes de apresentar.

Por exemplo: aparência visual, local da apresentação, cultura do público, qualidade dos slides, equipamento de apresentação, disposição das cadeiras, etc.

Seja no ambiente acadêmico ou profissional, essas características influenciam na percepção da plateia quanto à qualidade do conteúdo e o profissionalismo do apresentador.

Além disso, participe de eventos ou palestras e estude outros comunicadores: volume e tom de voz do, movimentação e postura, infraestrutura utilizada e até mesmo o material de apoio que costumam entregar ao público. Tudo isso pode melhorar a experiência do público.

Conclusão

A habilidade de oratória não se resume a algumas técnicas e também não surge no nascimento. Uma boa palestra é feita a partir da preparação prévia e de uma boa linha de raciocínio. Para obter experiência no assunto, muita prática e planejamento são necessários. 

Gostou deste artigo? Confira nosso post sobre os 3 Exercícios de Oratória que você precisa fazer antes de discursar!